Exame.com
Continua após a publicidade

As próximas semanas merecem a atenção dos investidores

Há uma série de eventos importantes programados para acontecer nas próximas semanas, devem resultar em decisões com poder para mexer com o mercado de ações. É importanto ficar ligado para saber o porquê da volatilidade que as bolsas estarão sujeitas nesse período. Além dos eventos mencionados, como de hábito, há a divulgação dia-a-dia de indicadores macroeconômicos para cada país em destaque para serem monitorados pelos investidores. Grécia: A continuidade do […] Leia mais

I
Investidor em Ação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às, 10h59.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h19.

Há uma série de eventos importantes programados para acontecer nas próximas semanas, devem resultar em decisões com poder para mexer com o mercado de ações.
É importanto ficar ligado para saber o porquê da volatilidade que as bolsas estarão sujeitas nesse período.

Além dos eventos mencionados, como de hábito, há a divulgação dia-a-dia de indicadores macroeconômicos para cada país em destaque para serem monitorados pelos investidores.

Grécia:

A continuidade do financiamento à Grécia está sendo definida pela troika (União Européia, FMI e Banco Central Europeu) ao longo dos próximos dias.

PIB e FOMC:

Essa semana será bastante movimentada e volátil. Serão divulgados, na quarta-feira, a estimativa preliminar do PIB dos EUA para o 2TRI/12 e o Livro Bege – que serve de referência para a próxima reunião de política monetária do FOMC, a ser realizada entre 12 e 13/09. Na sexta-feira o presidente do FED irá discursar no evento tradicional de Jackson Hole – EUA.

Vale lembrar que o mercado aguarda esse discurso com ansiedade, uma vez que Ben Bernanke anunciou em 2010 rodada de afrouxamento quantitativo para os EUA, causando forte alta das bolsas em seguida.

Copom:

Além disso, no Brasil, o Copom define na quarta-feira a taxa Selic, que será válida até 10/10/12.

Relatório de Emprego – EUA:

Vale ressaltar que esses dados, juntamente com o relatório de emprego dos EUA referente a agosto – que será conhecido apenas no dia 7/09 -, irão nortear a decisão do FED acerca da implementação ou não de nova rodada de afrouxamento quantitativo (QE-3) na reunião do FOMC de setembro.

BCE e decisão da corte alemã:

A reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) acontecerá no dia 06/09. Conforme noticiado pela imprensa, o BCE só tomará alguma decisão em relação à compra ou não de bônus soberanos de países europeus endividados após 12/09, quando a Alemanha decidirá sobre a legalidade ou não do novo mecanismo de financiamento da dívida europeia.

Veja também:

http://investcerto.wordpress.com/

http://www.investcerto.com.br

http://twitter.com/investcerto