Exame.com
Continua após a publicidade

A arte de comprar bem pela Internet

“… Portanto, cuidado com as pretensas ofertas especiais de web sites e com o “papo de vendedor” nos televendas. Comprar bem um produto pela Internet pode ser, talvez, tão difícil quanto comprar bem uma ação na bolsa de valores…“. Na era da tecnologia da informação, comprar bem pela Internet é uma tarefa árdua: requer tempo, paciência e muita pesquisa. Ao comprar produtos pela Internet, sejam eles de qualquer tipo mas, […] Leia mais

I
Investidor em Ação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às, 11h07.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h22.

… Portanto, cuidado com as pretensas ofertas especiais de web sites e com o “papo de vendedor” nos televendas. Comprar bem um produto pela Internet pode ser, talvez, tão difícil quanto comprar bem uma ação na bolsa de valores…“.

A arte de comprar bem pela Internet

Na era da tecnologia da informação, comprar bem pela Internet é uma tarefa árdua: requer tempo, paciência e muita pesquisa.

Ao comprar produtos pela Internet, sejam eles de qualquer tipo mas, principalmente, os mais caros, como alguns eletrodomésticos (TV’s, refrigeradores, máquinas de lavar, fogões, micro-ondas entre outros), todo cuidado é pouco.

Não me refiro apenas às precauções habituais relativas à questões como por exemplo, qual é o web site onde está sendo realizada a compra, se o mesmo é seguro para pagamento online etc., mas em relação ao preço pago pelo produto ofertado.

Não me refiro, também, à necessária pesquisa e comparação de preços entre os web sites vendedores do produto desejado, que pode ser realizada por meio dos usuais comparadores de preços de produtos na web.

Essa comparação de preços pode trazer uma primeira avaliação sobre onde comprar o produto pelo melhor preço oferecido em determinado momento. Entretanto, apenas essas precauções não são suficientes para realizar a melhor compra pela Internet. Para atingir esse objetivo deve-se ter calma e não ceder ao impulso de comprar o produto de imediato – logo após aquela primeira comparação de preços.

Deve-se, também, resistir aos estímulos de compra recebidos pelos web sites que ficam martelando múltiplas ofertas de produtos em sua cabeça a partir do momento em que percebem que se interessou por determinado produto. Em geral, eles se utilizam de todo o potencial da tecnologia da informação para convencer o consumidor indefeso.

Enquanto isso, seria necessário realizar a mesma pesquisa (do melhor vendedor) por alguns dias, durante vários momentos, ao longo de cada dia (digamos de manhã, à tarde e à noite) para procurar “decifrar” a política de preços utilizada por aqueles web sites. Sim porque, acreditem ou não, os preços desses produtos oscilam muito – não só entre os vários vendedores, mas também em relação ao mesmo vendedor.

Pode-se encontrar vários preços para um mesmo produto, ao longo do mesmo dia, ofertado pelo mesmo web site vendedor. Isso mesmo, e as oscilações podem não ser pequenas, principalmente para produtos caros.

Portanto, cuidado com as pretensas ofertas especiais de web sites e com o “papo de vendedor” nos televendas. Comprar bem um produto pela Internet pode ser, talvez, tão difícil quanto comprar bem uma ação na bolsa de valores…

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto