Exame.com
Continua após a publicidade

Transparência: estados ainda deixam a desejar

Metade das unidades da federação apresenta nota abaixo da média em ranking criado pelo portal Contas Abertas. É o que diz matéria de Regina Alvarez publicada no “O Globo” de 15 de julho. A média recebida pelos estados, segundo ranking elaborado pelo portal “Contas Abertas” foi 4,88. Confira: “Obrigados por lei a divulgar suas contas na internet, os estados ainda estão distantes de um padrão de transparência que permita o […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 16 de julho de 2010 às, 01h12.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 11h36.

Metade das unidades da federação apresenta nota abaixo da média em ranking criado pelo portal Contas Abertas. É o que diz matéria de Regina Alvarez publicada no “O Globo” de 15 de julho. A média recebida pelos estados, segundo ranking elaborado pelo portal “Contas Abertas” foi 4,88. Confira:

“Obrigados por lei a divulgar suas contas na internet, os estados ainda estão distantes de um padrão de transparência que permita o efetivo controle social do gasto público.

Num ranking criado pelo portal Contas Abertas para medir o grau de transparência das contas, os estados receberam, em média, nota 4,88. São Paulo, que aparece no topo do ranking, teve nota 6,96, numa escala de um a dez. Outros 13 estados ficaram com notas abaixo da média, enquanto o Rio aparece em 12º lugar, com avaliação de 5,09.

No Índice de transparência, a performance do governo federal foi medida por meio do site transparência, da Controladoria Geral da União (CGU), que ficou em primeiro lugar no ranking geral, com nota 7,56. O Índice — lançado em evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma das entidades apoiadoras do projeto — foi construído a partir da análise de um conjunto de informações dos sites oficiais dos 27 estados e da CGU. Foram avaliados conteúdo, série histórica, atualização e facilidade de uso dos portais pelo cidadão.
Read more