Colunistas

Respaldo a novo plebiscito sobre desarmamento repercute na mídia internacional

A proposta de novo referendo sobre o desarmamento no Brasil é notícia no jornal argentino “Clarín”, na BBC, na revista “Foreign  Policy” e na agência “Prensa Latina”. O “Clarín” diz que o tema está retornando sob a justificativa de “dar alguma resposta ao massacre de crianças em uma escola do Rio de Janeiro”. Na semana passada, o Senado brasileiro propôs oficialmente a realização de um novo plebiscito em outubro deste […] Leia mais

IM

Instituto Millenium

Publicado em 15 de abril de 2011 às 21h03.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 12h24.

A proposta de novo referendo sobre o desarmamento no Brasil é notícia no jornal argentino “Clarín”, na BBC, na revista “Foreign  Policy” e na agência “Prensa Latina”.

O “Clarín” diz que o tema está retornando sob a justificativa de “dar alguma resposta ao massacre de crianças em uma escola do Rio de Janeiro”. Na semana passada, o Senado brasileiro propôs oficialmente a realização de um novo plebiscito em outubro deste ano, com a seguinte pergunta: “O comércio de armas de fogo e munições deve ser proibido no Brasil?”. O projeto foi apresentado pelo presidente do Congresso, José Sarney, com o apoio de todos os blocos parlamentares.

A “Prensa Latina” menciona a declaração do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, a favor da consulta popular sobre determinados temas “quantas vezes for necessário”. Já a BBC e a Foreign Policy lembram que, em 2005, durante o governo Lula, foi realizado um plebiscito idêntico no Brasil, em que 64% dos votantes rejeitaram a proposta de desarmamento.

Qual sua opinião sobre a realização de um novo referendo sobre o tema?

No site do Instituto Millenium, leia o artigo de Marcos Troyjo sobre a interferência cada vez mais incisiva do Estado na vida do cidadão.