Exame.com
Continua após a publicidade

Reforma da Previdência é tema da 135ª edição do Imil na Sala de Aula

Paulo Tafner fala sobre impactos das mudanças na próxima segunda na UFRJ

I
Instituto Millenium

Publicado em 13 de junho de 2019 às, 15h00.

“A Previdência brasileira é repleta de regras equivocadas, que produzem excessivo gasto e, sobretudo, injustiça”, destaca Paulo Tafner, um dos maiores especialistas no tema no Brasil. Na próxima segunda-feira (17), o economista participa da 135ª edição do Imil na Sala de Aula, realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir das 17h, Tafner fala sobre as mudanças nas leis previdenciárias e seus impactos na vida da população. O evento é gratuito e aberto ao público.

Mais sobre Previdência
Pedro Nery: A reforma da Previdência não pode esperar
Sem reforma, contingenciamentos e cortes serão rotineiros

“Para os mais pobres, menos instruídos e com menores remunerações, as regras são mais duras do que as que atingem trabalhadores mais qualificados e mais bem remunerados. Além disso, ela consome mais de 14% do PIB, mas somos um país jovem. Comparados com uma centena de países, estamos bem fora do padrão: gastamos mais do que o dobro do que deveríamos para nosso perfil de envelhecimento”, avalia, ressaltando que essas distorções da Previdência fazem com que patrões se aposentam dez anos mais cedo na comparação com seus funcionários.

Veja também: Mediados por Sérvulo Dias, José Márcio Camargo e Raul Velloso debatem expectativa para aprovação da reforma da Previdência

A proposta de reforma está em tramitação na comissão especial da Câmara e é considerada essencial para a retomada do crescimento econômico em todo o país.  “Dado o gasto exagerado, os governos estão transferindo renda para quem já tem dinheiro e deixando de gastar esse recurso em educação, saúde, segurança e investimentos. Ele é tão elevado que está paralisando a capacidade de investir. Não tem estrada, nem portos ou aeroportos, nem infraestrutura de maneira geral. É preciso reformar e mudar o nosso sistema”, reforça.

+ Raul Velloso: “Sem reforma, qualquer solução será paliativa”

Sobre o Imil na Sala de Aula

Criado em 2011 com a missão de conectar os maiores especialistas brasileiros com estudantes universitários de todo o país, o Imil na Sala de Aula já atingiu quase 20.000 alunos, e é realizado em instituições públicas e privadas. O objetivo é debater temas de interesse com os estudantes, relacionados, sobretudo, à economia de mercado, democracia representativa, empreendedorismo e liberdade.

Sobre o palestrante

Paulo Tafner é economista, Doutor em Ciência Política, professor da Universidade Cândido Mendes (1991-2017) e pesquisador da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica, uma das mais importantes instituições brasileiras. Tafner é, também, um dos maiores especialistas em Previdência Social. Foi coordenador do grupo de estudos da Previdência – IPEA/RJ, idealizador e editor da série “Brasil: O Estado de uma Nação”, diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e superintendente de estudos, pesquisas e capacitação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ele é autor dos livros “Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar”, “Previdência no Brasil: debates, dilemas e escolhas” (Ipea, 2007). Como co-autor, participou da obra “Reforma da Previdência – a visita da velha senhora”.

A adesão ao Imil na Sala de Aula é gratuita. Para agendar uma edição do programa na sua universidade, basta entrar em contato pelo e-mail alice@institutomillenium.org.br.

Serviço

“Reforma da Previdência. O que muda na vida das pessoas?” – Paulo Tafner
Data: 17 de Junho, às 17h
Local: UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Endereço: Campus Praia Vermelha . Av. Pasteur, 250 – Urca. Auditório Manuel Maurício.

Relembre a importância da reforma da Previdência na entrevista com Paulo Tafner

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=W-1evIDqKGs%5D