Exame.com
Continua após a publicidade

Marido de ativista iraniana fica preso por dois dias

Reza Khandan, marido de Nasrin Sotoudeh, advogada e ativista iraniana de direitos humanos presa na penitenciária política de Evin desde setembro de 2010, foi detido depois de aparecer na prisão de Evin neste final de semana. Uma fonte próxima à família Sotoudeh disse à Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã que o marido da advogada havia sido convocado a comparecer ao tribunal para “fornecer algumas explicações”. Depois de […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 20 de janeiro de 2011 às, 12h56.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h34.

Reza Khandan, marido de Nasrin Sotoudeh, advogada e ativista iraniana de direitos humanos presa na penitenciária política de Evin desde setembro de 2010, foi detido depois de aparecer na prisão de Evin neste final de semana. Uma fonte próxima à família Sotoudeh disse à Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã que o marido da advogada havia sido convocado a comparecer ao tribunal para “fornecer algumas explicações”.

Depois de aparecer na corte e ter sido interrogado por várias horas, Khandan foi preso, e só poderia ser liberado mediante custódia. A irmã de Nasrin Sotoudeh chegou a ir ao tribunal para apresentar documentos e pagar fiança para tentar libertar o cunhado, mas os papeis e o pagamento não foram aceitos. Nesta segunda-feira, após apresentação de um novo responsável pela custódia de Khandan, ele foi liberado.

Durante os primeiros dias da prisão de Nasrin Sotoudeh, Reza Khandan foi convocado a comparecer aos tribunais da prisão de Evin e desaconselhado a falar com a imprensa. Nos últimos meses, porém, Reza Khandan forneceu várias informações aos meios de comunicação sobre o caso da sua esposa e de suas condições. As entrevistas que concedeu à mídia, pedindo pela libertação de Nasrin, fizeram com que também passasse a ser vigiado e perseguido pelo governo iraniano.

Fontes:  Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã e site “Persian 2 English”