Exame.com
Continua após a publicidade

Especialistas analisam os avanços e desafios da democracia na América Latina

Em seminário sobre a América Latina, organizado pela OEA, na Costa Rica, participantes chegaram à conclusão de que os últimos 20 anos de democracia e estabilidade econômica levaram à melhoria das condições de vida para os cidadãos de todos os países do continente. Em artigo no site“Infolatam”, o sociólogo mexicano Rubén Aguillar Valenzuela comenta esta conclusão e faz outras observações acerca da democracia latino-americana. Segundo ele, entre os desafios a […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 27 de maio de 2011 às, 19h26.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h07.

Em seminário sobre a América Latina, organizado pela OEA, na Costa Rica, participantes chegaram à conclusão de que os últimos 20 anos de democracia e estabilidade econômica levaram à melhoria das condições de vida para os cidadãos de todos os países do continente. Em artigo no site“Infolatam”, o sociólogo mexicano Rubén Aguillar Valenzuela comenta esta conclusão e faz outras observações acerca da democracia latino-americana.

Segundo ele, entre os desafios a serem enfrentados para a consolidação da democracia como parte integrante da vida na região, está o novo modelo autoritário de governo observado em alguns países latino-americanos: a ascensão ao poder, pelo processo democrático, de governos que estão longe de ser considerados como tal. Este modelo de governo já foi abordado por Denis Rosenfield, no site do Instituto Millenium, no artigo “Democracia totalitária” , mencionando a Venezuela como principal exemplo.

Já Gaudêncio Torquato analisou o “custo” da democracia brasileira no artigo “A democracia no balcão”: “Quanto mais elevado o grau civilizatório de um povo, mais forte e menos custosa será sua democracia”, diz ele.

No site do Instituto Millenium, veja também a participação do diretor geral da Human Rights Foundation, Javier El-Hage, no 2o Fórum Democracia & Liberdade, que falou sobre o  totalitarismo na América Latina.