Colaboração: conceito fundamental para o sucesso de um projeto
Por Priscila Pereira Pinto Existe receita para um projeto de sucesso e com boa repercussão. Um projeto começa com uma pitada de sugestão, uma dose de pesquisa, principalmente sobre experiências de referência, e, para finalizar, muita leitura, reuniões e adequações. O imprevisto faz parte de todo o processo. O improviso é, muitas vezes, a oportunidade de realizar algo sem preparação prévia e, claro, requer muita habilidade para funcionar. Além disso, […] Leia mais
Publicado em 2 de outubro de 2013 às, 00h00.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h49.
Por Priscila Pereira Pinto
Existe receita para um projeto de sucesso e com boa repercussão. Um projeto começa com uma pitada de sugestão, uma dose de pesquisa, principalmente sobre experiências de referência, e, para finalizar, muita leitura, reuniões e adequações. O imprevisto faz parte de todo o processo. O improviso é, muitas vezes, a oportunidade de realizar algo sem preparação prévia e, claro, requer muita habilidade para funcionar. Além disso, para alcançar a excelência, é necessário que o projeto tenha um time que se completa.
Todo o projeto tem retorno no futuro? Deveria ser uma questão de tempo até que tudo estivesse no devido lugar e se tornasse mais fácil. No entanto, esse ponto de inflexão não existe. Os melhores projetos e seu time de improvisadores estão sempre buscando o próximo nível e se esforçando para melhorar.
Há três fatores para o avanço de um projeto e depende de cada um da equipe preparar as condições ideais para o seu progresso:
1- Compromisso diário: um time que busca uma resposta, ou uma ideia, todos os dias, tem muito mais chances de encontrá-la do que alguém que a procura apenas quando é cobrado;
2- Repetição: a pessoa que aprende com um projeto pode replicar a estrutura em outros projetos; e
3 – Foco: é importante definir um objetivo final e dividi-lo em partes menores, com cada membro sendo responsável por tarefas específicas.