Blogueiro do & alerta para os riscos da liberdade de expressão na América Latina
A liberdade de expressão está em risco toda a América Latina, com jornalistas mortos, raptados, ameaçados e perseguidos; e, em vários países, não há impunidade para crimes contra jornalistas. Essa foi a conclusão da recente reunião semestral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), destacada por Roy Greenslade, blogueiro do “The Guardian”, em seu blog. Greenslade, que monitora e escreve sobre a liberdade de expressão na América Latina, reproduziu o trecho […] Leia mais
Publicado em 26 de abril de 2011 às, 21h11.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h22.
A liberdade de expressão está em risco toda a América Latina, com jornalistas mortos, raptados, ameaçados e perseguidos; e, em vários países, não há impunidade para crimes contra jornalistas. Essa foi a conclusão da recente reunião semestral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), destacada por Roy Greenslade, blogueiro do “The Guardian”, em seu blog.
Greenslade, que monitora e escreve sobre a liberdade de expressão na América Latina, reproduziu o trecho do relatório com a conclusão da organização: “O registro sombrio de jornalistas assassinados continuou a crescer durante os últimos seis meses na América Latina, onde o estado da liberdade de expressão se deteriorou enormemente em quase todas as Américas, especialmente na Argentina e no Equador”.
A SIP destacou ainda a violência contra a imprensa no México, as ameaças de controle do governo na Venezuela e no Equador, e os ataques à imprensa em vários países, inclusive o Brasil. A entidade conclamou o governo brasileiro, boliviano e colombiano a garantirem que a justiça seja feita nos casos de homicídio e/ou desaparecimento de jornalistas.
Fonte: “The Guardian”
No site do Instituto Millenium, leia o artigo de Carlos Alberto Sardenberg, “Nós, da América Latina”