Aposentadoria: “Brasil gasta o mesmo que países com proporção três vezes maior de idosos”
Regras generosas na concessão de benefícios, inexistência de uma idade mínima para aposentadoria pelo INSS, aposentadorias rurais, pensões para viúvas etc. Esses são alguns dos ingredientes do rombo do sistema previdenciário no Brasil, segundo o economista e convidado do Instituto Millenium, Alexandre Schwartsman. A mistura explosiva apontada pelo economista no segundo vídeo da série “Brasil para amadores”, uma parceria do Instituto Millenium com a Amazon, faz com que os gatos com […] Leia mais
Publicado em 11 de agosto de 2016 às, 19h28.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 07h32.
Regras generosas na concessão de benefícios, inexistência de uma idade mínima para aposentadoria pelo INSS, aposentadorias rurais, pensões para viúvas etc. Esses são alguns dos ingredientes do rombo do sistema previdenciário no Brasil, segundo o economista e convidado do Instituto Millenium, Alexandre Schwartsman.
A mistura explosiva apontada pelo economista no segundo vídeo da série “Brasil para amadores”, uma parceria do Instituto Millenium com a Amazon, faz com que os gatos com a previdência girem na casa de 13% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Alexandre Schwartsman, esse é o mesmo valor gasto por países com uma proporção de idosos três vezes maior do que a nossa.
O economista também chama atenção para a criação de uma “rede de privilégios”, que, na sua opinião, faz com que uma parcela pequena da população receba um grande montante de recursos, reforçando a concentração de renda e o desequilíbrio fiscal.
Assista!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8TEX1jMYOUU?feature=oembed&w=810&h=456%5D