Adriano Pires: "Pré-sal leva Brasil a uma era pré-industrial"
No “EXAME Fórum Energia”, realizado dia 10/11, o especialista em mercado energético Adriano Pires revelou que se preocupa com a política econômica que o país adota em torno da exploração de um bem não-renovável (sobre o pré-sal). Para o especialista: “Enquanto o mundo caminha para uma era pós-industrial, a atual política do pré-sal, na forma como se encontra, está levando o Brasil a uma era pré-industrial”. Pires critica que a economia brasileira […] Leia mais
Publicado em 13 de novembro de 2010 às, 07h00.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h50.
No “EXAME Fórum Energia”, realizado dia 10/11, o especialista em mercado energético Adriano Pires revelou que se preocupa com a política econômica que o país adota em torno da exploração de um bem não-renovável (sobre o pré-sal). Para o especialista: “Enquanto o mundo caminha para uma era pós-industrial, a atual política do pré-sal, na forma como se encontra, está levando o Brasil a uma era pré-industrial”.
Pires critica que a economia brasileira viva essa dependência do setor petrolífero e teme que a política prejudique a indústria e atrase o país na busca de alternativas sustentáveis: “O risco dessa empreitada é cairmos na maldição do petróleo, que pode levar o país a uma desindustrialização de diversos setores e uma industrialização em cima de uma energia suja que, com certeza, não será a energia do século XXI”.