Exame.com
Continua após a publicidade

&: Para a embaixada dos EUA, Rio não estaria pronto para 2016

O “The Washington Times” de 2 de dezembro publicou algumas das revelações encontradas nos últimos 19 documentos vazados pelo “WikiLeaks”. Entre elas, está o conteúdo de um telegrama da embaixada dos EUA em Brasília, enviado menos de três meses depois do Rio ter conquistado o direito de sediar as Olimpíadas de 2016. Na mensagem, de 24 de dezembro de 2009, e marcada como “confidencial”, a embaixada manifesta preocupação de que […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 2 de dezembro de 2010 às, 22h31.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h55.

O “The Washington Times” de 2 de dezembro publicou algumas das revelações encontradas nos últimos 19 documentos vazados pelo “WikiLeaks”. Entre elas, está o conteúdo de um telegrama da embaixada dos EUA em Brasília, enviado menos de três meses depois do Rio ter conquistado o direito de sediar as Olimpíadas de 2016. Na mensagem, de 24 de dezembro de 2009, e marcada como “confidencial”, a embaixada manifesta preocupação de que o país não esteja à altura das exigências de segurança necessárias para a realização do evento.

“Articular as metas do todo e deixar os detalhes para o último minuto pode ser uma abordagem tipicamente brasileira, mas pode trazer problemas”, diz o documento. Além disso, segundo o jornal, a mensagem afirma que Lula estava “procurando capitalizar politicamente a conquista das Olimpíadas para solidificar a imagem do Brasil como líder da América do Sul e como um ‘player’ global emergente”, buscando também, com isso, reforçar as possibilidades eleitorais de sua candidata Dilma Rousseff.

O “The Washington Times” lembra que Dilma venceu as eleições em 31 de outubro.