Vale a pena investir em ações de empresas inovadoras?
Nos últimos anos tenho acompanhado o desempenho de ações das empresas consideradas inovadoras em comparação ao desempenho do Ibovespa. Para isso montamos na Innoscience uma carteira que compõe o chamado 3i (Índice de Inovação Innoscience). Ele é constituído por uma carteira de empresas que foram classificadas como as mais inovadoras do país no último ano a partir de rankings divulgados por publicações de gestão de negócios. A ideia de investir […] Leia mais
Publicado em 14 de novembro de 2014 às, 17h42.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h14.
Nos últimos anos tenho acompanhado o desempenho de ações das empresas consideradas inovadoras em comparação ao desempenho do Ibovespa. Para isso montamos na Innoscience uma carteira que compõe o chamado 3i (Índice de Inovação Innoscience). Ele é constituído por uma carteira de empresas que foram classificadas como as mais inovadoras do país no último ano a partir de rankings divulgados por publicações de gestão de negócios. A ideia de investir em empresas inovadoras está baseada num argumento que empresas inovadoras tendem a ter um desempenho no mercado de capitais melhor que a média e já vem sendo discutida há algum tempo.
Para montar a carteira utilizo aquelas empresas que receberam os reconhecimentos e possuem capital aberto. Fazemos uma atualização anual incorporando as novas empresas premiadas e retiramos aquelas que não o foram. Obviamente as que aparecem novamente nos rankings ficam na carteira. Outros detalhes: o peso da empresa no índice depende da quantidade de rankings de inovação que ela aparece e para fins de resultado utilizamos a média do desempenho dos diferentes tipos de ações (ON, PN, etc…).
A carteira
Desde a última revisão da carteira em outubro deste ano, ela passou a contar com 20 empresas.
- ALL
- Ambev
- Bematech e Controladas
- Braskem
- BRF – Brasil Foods
- Coelce
- CPFL
- Fleury
- Grendene
- Karsten
- Lojas Renner
- Magazine Luiza
- Marcopolo
- Portobello
- Positivo
- Randon
- Tecnisa
- Vale
- WEG
- Whirlpool
Desempenho 2014
Caso os próximos dois meses sigam a mesma tendência, esse será o primeiro ano desde que o 3i criado que irá desempenhar pior que o Ibovespa. Até o fechamento de outubro o Ibovespa havia subido 6,06% no ano e o 3i caído 9,12%.
Desempenho 2009-2014
Quando olhamos num período mais longo, a carteira das empresas inovadoras ainda se mostram com desempenho bem superior ao Ibovespa. Vamos ao placar: 3i (+198,16%) x (+45,48%) Ibovespa.
Vale ressaltar que o 3i não tem o objetivo de orientar o investimento em ações (apesar de eu orientar minha carteira por ele com algumas análises adicionais) mas apenas servir como um exercício para comparar as inovadoras com outras empresas.
Felipe Scherer