Exame.com
Continua após a publicidade

Por que elas não inovam?

Dizem que o primeiro passo para melhorar alguma coisa é identificar as razões pelas quais elas acontecem. Em relação à dificuldade de uma empresa inovar, penso que existem quatro grandes motivos: (a falta de…) liderança, cultura, pessoas e estrutura. Inovar de forma continua é sempre um movimento top-down. A liderança tem um papel fundamental em traçar direcionamentos e colocar esse tema na agenda estratégica do negócio. A falta de estabelecimento […] Leia mais

I
Inovação na prática

Publicado em 22 de novembro de 2011 às, 12h43.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h43.

Dizem que o primeiro passo para melhorar alguma coisa é identificar as razões pelas quais elas acontecem. Em relação à dificuldade de uma empresa inovar, penso que existem quatro grandes motivos: (a falta de…) liderança, cultura, pessoas e estrutura.
Inovar de forma continua é sempre um movimento top-down. A liderança tem um papel fundamental em traçar direcionamentos e colocar esse tema na agenda estratégica do negócio. A falta de estabelecimento de prioridades e de visão de longo prazo, somados com a pressão dos resultados de curto prazo fazem com que iniciativas que visam garantir o futuro do negócio sejam desprezadas em relação àquelas rotineiras e operacionais. A pressão do hoje superando a pensar no amanhã.
Quando falamos em questões culturais voltadas para inovação, foram citados pelo menos três motivos: falta de tempo, medo de errar e ambiente de trabalho conservador. Evidentemente ninguém tem tempo sobrando na empresa, mas alocação dele para gerar e conduzir os projetos de inovação não há como sistematizá-lo. Além disso, inovar significa fazer algo que ainda não foi feito, portanto sempre haverá incerteza. Isso significa que correr o risco faz parte do processo. Com a padronização dos processos, muitas empresas acabaram criando uma barreira contra a busca por formas alternativas de executar as atividades.
Falando em pessoas, as dificuldades encontradas invariavelmente recaíram sobre a falta de mecanismos claros de reconhecimento ou recompensa. Em toda empresa inovadora existe alguma forma de incentivo formal ou informal. A baixa diversidade decorrente de uma política muito restrita de recrutamento e seleção também explica parte da questão. Muitas pessoas com o mesmo perfil pensam da mesma forma, o que não é bom em se tratando de buscar novas soluções.
A falta de uma estrutura que funcione como mobilizadora para o processo de inovação pode tornar essa atividade muito difícil. Isso não significa que todos os projetos serão desenvolvidos por essa estrutura, mas sim que haja uma visão de portfólio e uma coordenação para isso.