O lançamento do iPhone5
Está confirmado para a próxima semana (https://classic.exame.com/tecnologia/noticias/apple-pode-lancar-novo-iphone-na-proxima-semana) o evento especial de lançamento do novo IPhone. A nova versão do Iphone 5 vem cheia de mistérios, dúvidas e especulações, como é de praxe em se falando de Apple. Novidades a parte, quero abordar um tema importante quando falamos de Inovação na Prática: a fase de comercialização de uma inovação! Em muitas empresas ouço frases do tipo: “o cliente não entendeu a […] Leia mais
Publicado em 28 de setembro de 2011 às, 19h41.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h51.
Está confirmado para a próxima semana (https://exame.com/tecnologia/noticias/apple-pode-lancar-novo-iphone-na-proxima-semana) o evento especial de lançamento do novo IPhone. A nova versão do Iphone 5 vem cheia de mistérios, dúvidas e especulações, como é de praxe em se falando de Apple.
Novidades a parte, quero abordar um tema importante quando falamos de Inovação na Prática: a fase de comercialização de uma inovação! Em muitas empresas ouço frases do tipo: “o cliente não entendeu a inovação!” ou “eles não perceberam a novidade e aí não querem pagar por ela!”
Será que o cliente que não entendeu ou fomos nós que não explicamos de maneira adequada? O que Apple faz é justamente criar um momento de apresentação das inovações e melhorias trazidas em seus produtos e serviços. O evento gera muita mídia espontânea, fazendo com que os consumidores fiquem sabendo das novidades antes mesmo do produto chegar às prateleiras.
Há uma clássica Curva de Adoção de Tecnologias (quem não conhece, joga no Google!) e o objetivo desse movimento de lançamento e catequização dos usuários é acelerar a evolução da curva, fazendo com que usuários em geral se sintam atraídos pelas inovações.
Inovação também é uma questão de percepção!