Impacto Social
Publicado em 16 de julho de 2020 às 10h25.
Última atualização em 31 de janeiro de 2022 às 13h50.
Como saber se um projeto foi um sucesso ou precisa ser reavaliado? Para responder a essa pergunta, precisamos definir indicadores para verificar se os objetivos traçados foram de fato alcançados. Estas medidas precisam estar relacionadas aos resultados potenciais listados na teoria da mudança.
Métricas ideais possuem quatro características importantes: têm alta relevância, são diretamente afetadas pela execução do projeto, podem ser mensuradas com precisão e têm baixo custo de medição.
O primeiro ponto, a relevância, busca responder a seguinte pergunta: ao atingir essa métrica, estou efetivamente alcançando o efeito desejado na população-alvo? O segundo, se a medida é passível de ser afetada pelo projeto, avalia se o indicador escolhido é influenciado ou não pelo programa. Devem ser evitadas métricas amplas que possam ser afetadas por outras ações não relacionadas ao projeto.
A terceira característica desejável, a precisão de mensuração, diz respeito ao grau de subjetividade da métrica e possíveis erros de medida. Indicadores objetivamente mensuráveis e que não sejam manipuláveis por gestores ou partes interessadas devem ser escolhidos.
Por fim, mas não menos importante, o gestor deve considerar os custos para medição. Neste ponto, é necessário levar em consideração também os investimentos para coletar informações do grupo de controle, que servirá de comparação com os indivíduos participantes da iniciativa.
Uma forma prática de organizar as métricas é por intermédio de um menu de métricas. Nele podem constar informações sobre como a métrica é definida, objetivo a ser alcançado, fonte das informações e periodicidade de coleta, por exemplo.
A figura abaixo, retirada do Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental do Insper Metricis, ilustra a escolha de métricas para a instalação de um parque em uma área de conservação ambiental. Ficou interessado no assunto? Você encontra mais informações no Guia do Insper Metricis.