Colunistas

Contrato de impacto social: mais um aliado contra a covid-19

Banco Africano de Desenvolvimento arrecadou 3 bilhões de dólares em social bond para o combate ao coronavírus, maior transação realizada desse tipo

Profissionais de saúde no Quênia: modalidade de financinanciamento que une setores público e privado pode ser alternativa na pandemia (Baz Ratner/Reuters)

Profissionais de saúde no Quênia: modalidade de financinanciamento que une setores público e privado pode ser alternativa na pandemia (Baz Ratner/Reuters)

IS

Impacto Social

Publicado em 3 de junho de 2020 às 19h53.

Última atualização em 31 de janeiro de 2022 às 13h48.

Contrato de impacto social, ou Social Impact Bond (SIB) em inglês, descreve uma modalidade de contratos, geralmente entre setores público e privado, com remuneração atrelada ao atingimento de determinada meta social.

Investidores ligados a este segmento procuram mais do que retorno financeiro, pois estão interessados também em geração de impacto social. Um exemplo brasileiro desta modalidade você encontra aqui.

Recentemente a história dos contratos de impacto social ganhou mais um capítulo ao ingressar na luta contra o novo coronavírus. Em março, o Banco Africano de Desenvolvimento (AAA) lançou o “Fight COVID-19” Social Bond, arrecadando US$ 3 bilhões, no que seria, segundo o AAA, a maior transação de contratos desta natureza até então.

A jornalista Nyshka Chandran cita o contrato de impacto social como um grande aliado no momento atual. Ela ressalta que os estímulos fiscais e monetários podem ser insuficientes contra o novo coronavírus. E o mercado de capitais, por meio do SIB, é um parceiro e tanto nesta batalha.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCoronavírusProjetos