Exame.com
Continua após a publicidade

Quer uma empresa viva e vibrante? Inspire-se na natureza

Em dúvida sobre o que fazer pela sua empresa? Quem sabe um passeio no parque possa te inspirar!

 (/Shutterstock.com/Corall Consultoria)
(/Shutterstock.com/Corall Consultoria)
G
Gestão Fora da Caixa

Publicado em 11 de setembro de 2018 às, 14h11.

Boa parte das empresas ainda seguem modelos de sucesso do século passado onde termos como: “sangue nos olhos e faca nos dentes” ou “dar o sangue pela empresa”, são bem comuns. Nestas empresas, até o design é padronizado e frio... de vez em quando encontra-se uma planta no cantinho da sala, um respiro para um ambiente tão sufocante... Não é de se estranhar que várias startups estão surgindo com estilos bem diferentes e sacudindo os velhos conceitos do mundo corporativo!

Ao resgatar o trabalho como sendo uma expressão do indivíduo em uma troca justa com a sociedade, trazemos de volta o colorido e a vida para as organizações. E este movimento do monocromático para o colorido ou do mecânico para o natural, além de prazeroso, tem sido muito bom para os negócios! A Biomimética é a ciência que estuda os padrões, estruturas e funções da natureza e cruza este conhecimento com várias áreas do conhecimento como design e administração.

 

A seguir, compartilho 4 inspirações da natureza que podem ajudar sua empresa a se tornar mais viva e vibrante:

Cuidar do ninho: Podemos começar com o que considero a parte mais rápida e visual da mudança, que é o layout. O efeito subliminar gerado por um ambiente de trabalho que se assemelha a nossa casa, com plantas, cores, texturas e com espaços de convívio aconchegantes e descontraídos é incrível! As pessoas se sentem mais à vontade, amistosas e criativas.

4 Estações: Outro aprendizado tem a ver com os ciclos da vida. As estações do ano orientam o ciclo da vida: nascimento, crescimento, amadurecimento e morte ou renovação. Eles nos lembram que tudo tem seu tempo e que insistir em crescimento constante (como a maioria das empresas ainda tenta), não é saudável, nem mesmo viável. É preciso amadurecer e dar espaço para algo novo surgir. Reconhecer que tudo tem seu tempo, pode permitir vida longa a muitas organizações, se elas aprenderem a desapegar de velhos conceitos e se reinventarem.

Poder da manada: A cooperação é outra qualidade importante, podendo inclusive ser fundamental para a sobrevivência. Animais que andam em manada, conseguem se defender melhor de possíveis predadores. Somar talentos através da força do coletivo tem se mostrado essencial para inovação exponencial, marca registrada dos nossos tempos.

Ecossistema: Em um ecossistema saudável existe um equilíbrio natural e todos os elementos da natureza exercem um papel fundamental para o bem-estar do todo, da onça pintada à pequena formiga. Neste sistema que se autorregula, quanto menor a intervenção melhor. Assim também nas novas organizações, cada vez menos hierarquizadas e mais fluidas, onde todos tem seu espaço e a noção de sucesso é mais coletiva e menos individual.

Em uma era de enormes avanços tecnológicos, a natureza ainda reina com uma vasta sabedoria ainda a ser descoberta! Em dúvida sobre o que fazer pela sua empresa? Quem sabe um passeio no parque possa te inspirar!