Exame.com
Continua após a publicidade

O corretor como protagonista do cenário de transformação digital do segmento imobiliário

O corretor segue sendo fundamental em toda a jornada dos clientes, seja na compra, venda ou locação de imóveis

Mercado imobiliário: 90% das transações realizadas no setor tiveram a assistência de corretores de imóveis (Westend61/Getty Images)
Mercado imobiliário: 90% das transações realizadas no setor tiveram a assistência de corretores de imóveis (Westend61/Getty Images)
G
Genoma Imobiliário

Publicado em 5 de setembro de 2022 às, 09h37.

Quem acompanha o setor de imóveis não tem dúvidas que a atuação do corretor mudou muito nos últimos anos, até por conta da digitalização. A única certeza que se tem é que esse profissional segue sendo fundamental em toda a jornada dos clientes, seja na compra, venda ou locação de imóveis.

De acordo com o estrategista global e expert em tecnologia imobiliária Mike DelPrete, em 2021, 90% das transações realizadas no setor tiveram a assistência de corretores de imóveis. Esse dado, coletado por meio de plataformas como Opendoor, Zillow, entre outras, foi apresentado no Inman Connect 2022, em Las Vegas, no início do mês, provando que mesmo em mercados mais maduros, como o americano e o europeu, o corretor é figura central nos processos.

Nesse sentido, há o reforço de que a tecnologia ajudará muito o setor e os profissionais do mercado a irem para frente, assumindo o protagonismo da transformação digital. Unindo ferramentas capazes de otimizar processos à capacidade que esses profissionais têm de criar conexões com os clientes, é possível proporcionar melhores experiências para toda a cadeia. E esse é, de fato, o caminho que se desenha.

O mercado imobiliário ainda tem muito espaço para a digitalização. Não só nos Estados Unidos e na Europa, mas aqui no Brasil há inúmeras ferramentas disponíveis para ajudar os profissionais do setor a tornar seu trabalho mais eficiente e, na ponta, melhorar sua entrega para os clientes, inclusive, proporcionando recorrência.

Hoje há recursos que ajudam desde a tomada de decisão sobre a precificação dos imóveis até a gestão da documentação para assinatura de contratos. E ninguém melhor do que o próprio profissional para buscar informações sobre cada uma delas e avaliar aquelas que fazem sentido para ele. É um processo trabalhoso, mas que certamente fará a diferença no relacionamento com vendedores, compradores e locadores, e consequentemente nos negócios.

As transformações pelas quais o mercado vem passando têm impactado e chamado a atenção de todos os players do setor, não só do corretor. O tema também será debatido, sob o contexto brasileiro, no Conecta Imobi 2022, que acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro em São Paulo. É mais uma oportunidade para trocarmos informações e experiências, discutir tendências e nos prepararmos para o futuro do nosso setor. Eu não tenho dúvidas que esse futuro será melhor - e que o corretor segue na linha de frente e, para além, segue apoiado em tecnologia!

*Marcos Leite, General Manager do ZAP+