Recessão acelera novas ideias
Pouco importa se sua cidade, estado, país ou o mundo está em recessão. Você terá que pagar suas contas.
Publicado em 30 de maio de 2019 às, 11h20.
Última atualização em 30 de maio de 2019 às, 11h29.
Recentemente, o Sebrae divulgou a história de empresas que abriram as portas para contar as estratégias de crescimento.
A publicação conta como alguns empreendedores conseguem crescer mesmo em tempos de dificuldades. Alguns, inclusive, aproveitam o momento, para dobrar o seu faturamento. Vão na contramão de qualquer estatística.
Como eles conseguem alcançar esses índices e ter um movimento contrário, até mesmo ao da maioria do mercado? Pois essas fórmulas foram compartilhadas por empresas de variados setores. Muitas estratégias reveladas incluem a renegociação dos preços com seus fornecedores, a diversificação dos produtos e o investimento em marketing.
A BFX, por exemplo, que presta assessoria para outras empresas que desejam exportar seus produtos, principalmente no ramo de autopeças, vai utilizar a alta do dólar, que aumenta a competitividade dos produtos brasileiros, para focar no mercado externo, ampliando as exportações e assim incrementando o seu faturamento.
A Clear Clean é uma rede de microfranquias de serviços de limpeza residencial e comercial. Foi fundada em abril 2013 na volta de uma viagem à Europa - quando um dos fundadores conheceu o serviço. A aceitação do público foi grande desde a abertura. Com isso, os sócios da empresa decidiram franquear o modelo de negócio. A rede possui cerca de 20 franquias em funcionamento. A Clear Clean aproveitou a repercussão causada pela PEC das Domésticas, que gerou oportunidades para empresas do setor de limpeza.
Já a rede Espetinhos Mimi conta com, aproximadamente, 70 unidades em funcionamento em mais de 10 estados. Já são 45 anos no mercado de churrascos no palito. Os empresários têm apostado nas modalidades de franquia - que requerem um investimento menor - como o modelo Express e Empório, que precisam de um investimento de R$ 35 mil, e o carrinho, com investimento de R$ 45 mil.
No ramo de flores, destaque para a Flores Online, fundada em 1998. A marca foi o primeiro e-commerce de flores e presentes do país. São cerca de 100 funcionários, com um faturamento que ultrapassa os 40 milhões de reais/ano.
Já a empresa Printi é uma gráfica online criada no Brasil por dois alemães. São cerca de 80 funcionários. O faturamento vem crescendo ano a ano. A estratégia de crescimento da gráfica foi de limitar a variável dos produtos e otimizar o seu processo de produção, mantendo os preços competitivos.
Na área de transporte de mercadorias, a Rappido possui uma plataforma de internet que oferece o serviço de entregas rápidas. Atua nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas. São realizadas cerca de 30 mil entregas por mês. A empresa conta com 50 colaboradores que atuam em um modelo com entregadores em nuvem, fazendo com que o cliente seja atendido pelo entregador mais próximo.
Os exemplos mostram que a crise gera oportunidades, conforme o ditado, enquanto uns choram outros vendem lenços. Há sempre um nicho para bons empreendedores. Todos os momento são de criar e reinventar mas, a crise acelera oportunidades para novas ideias, visões e formas de fazer negócios.
Se é verdade que quem vende sempre está em busca de um novo comprador, também é verdade que quem compra também quer conhecer um novo vendedor.