Etiqueta Financeira
Publicado em 27 de novembro de 2013 às 11h47.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 08h42.
Após um ano de muita correria com o trabalho, família e estudos, o que mais desejamos é ter um tempo de descanso, se possível em um local que atenda nossos desejos. E com a proximidade do final do ano, muitos elementos contribuem para a tão esperada pausa na rotina.
A lista de benefícios que temos é ampla e podemos iniciar com a chegada do 13º salário, as férias escolares e a família reunida para as festas de Natal e Ano Novo. Mas como aproveitar esse período se sabemos que em janeiro temos uma infinidade de obrigações que não podemos fugir: IPTU, IPVA, material e uniforme escolar para as crianças, fatura do cartão de crédito, seguro do automóvel e residencial… , uma lista interminável que vai contra qualquer pretensão de descanso.
Entretanto, não desanime. É possível passar por tudo isso e aproveitar as férias de fim de ano, basta que tudo seja planejado e o seu sonho seja adequado a sua realidade, de forma que você e toda sua família sejam beneficiados.
Caso você não tenha fechado um pacote de férias com antecedência para garantir os descontos oferecidos pelo mercado, será necessário repensar como aproveitar esse período sem contrair uma dívida que consuma grande parte do salário, ou de algum dinheiro que já esteja investido, por exemplo.
Se seguirmos um planejamento básico, podemos ter descanso, começar o ano bem cheio de histórias pra contar e com o orçamento equilibrado.
Se o período de férias for para toda a família, é bom optar pelos hotéis e pousadas que oferecem algum tipo de benefício, como algum desconto em passeios ou acrescentar um dia a mais de hospedagem gratuito. Para quem for aproveitar as férias sozinho, a dica é a mesma, vale sempre a pena comparar os valores e o que cada destino oferece e como adequá-lo ao orçamento.
Procure destinos em que possa se deslocar facilmente, nesse caso o viajante pode fazer algum passeio que não estava no roteiro e diminuir os gastos com transporte.
Com a alimentação vale o mesmo caminho. Caso as opções oferecidas nos hotéis ou pousadas possuam um custo elevado, é aconselhável buscar locais diferentes que, além de oferecer uma boa alimentação, tenham preços mais competitivos.
Faça atividades diferentes, como por exemplo, conhecer um parque público, centros culturais etc. Geralmente, esses locais oferecem vantagens para grupos maiores de visitantes.
E por último, tenha cuidado na hora de comprar as lembrancinhas. Se for presentear alguém em seu retorno, pense na utilidade do presente para quem irá recebê-lo, pois corre-se o risco de comprar algo desnecessário. Invista nas fotos e lembre-se que as melhores lembranças que podemos levar das férias são as histórias e experiências vividas nesse tempo.
Se os cuidados mínimos forem seguidos, seu descanso será garantido e seu dinheiro poderá ser reinvestido para o próximo ano, e você poderá desde já planejar as próximas férias em um local melhor, com mais e melhores vantagens.