Paixão do brasileiro por liquidez destrói patrimônio
Temos que ser sinceros em admitir que a aplicação financeira mais popular do Brasil é a caderneta de poupança.
Publicado em 17 de abril de 2015 às, 16h58.
Última atualização em 11 de abril de 2017 às, 17h25.
Temos que ser sinceros em admitir que a aplicação financeira mais popular do Brasil é a caderneta de poupança. Inventada ainda no período do Império, teve tempo suficiente para se tornar conhecida por gerações. Já na época da alta inflação era usada como conta corrente e, muitos brasileiros confundiam sua correção monetária com os juros, usando o ‘bolo’ todo para manter seu padrão de vida. Como consequência, tal padrão de consumo diminuía a cada mês.
Além de ser muito conhecida a caderneta também tem uma aura de segurança. Muitos acreditam ser garantida pelo governo federal, ou pela instituição financeira onde está depositada. Ledo engano. Sua garantia é dada pelo Fundo Garantidor de Créditos e é igual para todas as instituições, ou seja, R$250 mil por CPF, assim como aplicações muito mais rentáveis como CDB, LCI, LC e LCA, por exemplo.
Mas o que verifico ser disparado o maior atrativo da caderneta é sua liquidez diária, ou seja, a possibilidade de meter a mão no dinheiro a qualquer momento. Brasileiro é apaixonado e, por que não dizer, fanático por liquidez.
Se você é apaixonado por uma pessoa, por exemplo seu filho, cônjuge, um astro da música, vai gastar dinheiro com esta pessoa e esta paixão faz nos sentirmos vivos, nos enaltece. Mas qual o sentido de ter paixão, defender, se agarrar a uma aplicação financeira?
Esta paixão pela liquidez da caderneta, sua segurança, etc. também custam caro. De março de 2014 a março de 2015 (12 meses) a caderneta rendeu 7,22% e a inflação foi de 8,12% ou seja, você perdeu da inflação e ainda deixou de ganhar dinheiro em algo realmente rentável.
Agora pare e pense. Qual é quantia que realmente necessita para colocar a mão de imediato? 10% de tudo que poupa? 50% ? Nunca seria 100% de tudo para uma emergência. Raros são aqueles que um dia usaram 100% de tudo que pouparam para uma emergência de uma só vez. E mais raro ainda quem usou uma segunda vez.
Por isso divida seu ‘bolo’ e aumente sua rentabilidade mantendo liquidez razoável. Abaixo forneço a você um diagrama com o qual oriento meus clientes, para terem liquidez a cada 3 meses. O segredo é o planejamento feito na primeira aplicação, aqui em Janeiro do primeiro ano.
Obviamente os fluxos podem ser mensais, se assim o cliente desejar, mas o grande ponto é que conseguimos manter e ampliar o patrimônio e poder de compra, ao mesmo tempo que mantemos segurança igual e rentabilidade maior que a caderneta de poupança. Usar este diagrama significa sair da rentabilidade de 7% ao ano para 12% ou mais.
Que tal pensar nisto? Se precisar de ajuda basta entrar em contato.