Exame.com
Continua após a publicidade

O melhor investimento para garantir o futuro (com vídeo)

As incertezas sobre o futuro aumentam? Então, melhor saber o que fazer.

E
Etiqueta Financeira

Publicado em 21 de novembro de 2017 às, 18h00.

Última atualização em 21 de novembro de 2017 às, 18h00.

Para garantir o futuro, é melhor investir em si mesmo, na formação profissional, ou no mercado financeiro? Essa é uma dúvida muito comum dos mais jovens, que estão iniciando as suas carreiras, mas também de pessoas com senioridade, que não acumularam patrimônio, mesmo com trajetórias profissionais muito sólidas.

Eu entendo a expressão “garantir o futuro” como o mesmo que atingir a independência financeira e um nível de consumo e conforto pelo menos de uma pessoa de classe média alta. Ou seja, ter recursos para se manter com conforto e segurança sem depender de parentes, muito menos do governo.

Portanto, para conseguir isso, o plano correto é: iniciar investindo em si mesmo, na formação acadêmica e no desenvolvimento da carreira profissional. Estes são investimentos que, efetivamente, vão aumentar a renda mensal. E, à medida que esta renda aumenta, a pessoa também pode implementar em seu plano os investimentos financeiros.

Com esse plano bem feito e executado, aí sim o indivíduo pode garantir o seu futuro, com certeza. E você, tem equilíbrio para investir na sua formação profissional e também na formação do seu patrimônio?

Enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom plano.

Mauro Calil é fundador da Academia do Dinheiro

Veja também o vídeo relacionado a este texto:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=gyEcdRSGJmc&w=560&h=315]