Livre-se das tarifas bancárias
Esta não é nenhuma descoberta impressionante. Há muito tempo, nem lebro há quanto, o Banco Central publicou uma portaria onde lista uma série de serviços bancários essenciais, os quais não podem ser cobrados. Como já era praxe, e uma grande fonte de renda, os bancos criaram pacotes de serviços e, até mesmo, segmentaram suas agências para manter um atendimento “diferenciado” aos que se dispõem a pagar mais. Como se o […] Leia mais
Publicado em 10 de março de 2014 às, 17h37.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h35.
Esta não é nenhuma descoberta impressionante. Há muito tempo, nem lebro há quanto, o Banco Central publicou uma portaria onde lista uma série de serviços bancários essenciais, os quais não podem ser cobrados.
Como já era praxe, e uma grande fonte de renda, os bancos criaram pacotes de serviços e, até mesmo, segmentaram suas agências para manter um atendimento “diferenciado” aos que se dispõem a pagar mais. Como se o papel da folha de cheque de quem paga tarifa fosse melhor do que quem não paga, ou como se isso fosse evitar filas intermináveis. Pode até diminuir um pouco, mas não evita.
Lá na página da Febraban (http://www.febraban-star.org.br) você pode encontrar um comparativo de tarifas, mas o bom mesmo é não pagar por elas. Por isso segue abaixo os serviços inclusos no pacote de serviços essesenciais gratuitos que também é listado no site da Febraban:
CONTA CORRENTE
+Fornecimento de cartão de débito,
+8 folhas de cheques por mês,
+4 saques no caixa ou terminal de auto-atendimento,
+2 extratos por mês contendo a movimentação mensal retirados em serviço de auto-atendimento,
+Consultas via internet ilimitadas,
+2 transferências de recursos entre contas do mesmo banco,
+Compensação ilimitadas de cheques depositados,
+Fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.
NA CONTA POUPANÇA
+Fornecimento de cartão para movimentação,
+2 saques por mês realizados no caixa ou terminal de auto-atendimento,
+2 transferências para conta depósito de mesma titularidade,
+2 extratos por mês contendo a movimentação mensal retirados em serviço de auto-atendimento,
+Consultas via internet ilimitadas,
+Fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.
Sejamos sinceros, isso deve atender à 80% da população inclusa no serviços bancários do Brasil.
Se for seu caso, basta “desagradar” seu gerente pedindo formalmente a ele, via e-mail com recibo de entrega ou direto na agência, por exemplo, o tal PACOTE DE SERVIÇOS ESSENCIAIS E GRATUITOS DO BANCO CENTRAL.
Não pense que ele (gerente) vai gostar, pois você deixará de contribuir para o atingimento de metas dele. É provável que te envie para as filas, ou mesmo que te diga que você não tem mais acesso a algum tipo de investimento. Se disser isso, peça por escrito pois isso pode caracterizar venda casada de produtos.