Exame.com
Continua após a publicidade

Lições do futebol para a vida financeira – segundo tempo

Usando o mesmo tema de 2011, quando escrevi a respeito da vitória do Barcelona sobre o Santos no mundial de clubes, agora escrevo sobre a vitória da Alemanha na Copa de 2014. Obviamente torci para o Brasil e fiquei decepcionado com nossa derrota para a Alemanha, e posteriormente para a Holanda, mas é melhor manter a mente na conquista. Ainda que eu concorde que podemos aprender com nossos erros, sempre […] Leia mais

E
Etiqueta Financeira

Publicado em 14 de julho de 2014 às, 14h40.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h24.

Usando o mesmo tema de 2011, quando escrevi a respeito da vitória do Barcelona sobre o Santos no mundial de clubes, agora escrevo sobre a vitória da Alemanha na Copa de 2014.

Obviamente torci para o Brasil e fiquei decepcionado com nossa derrota para a Alemanha, e posteriormente para a Holanda, mas é melhor manter a mente na conquista. Ainda que eu concorde que podemos aprender com nossos erros, sempre é melhor tirar o aprendizado do sucesso, pois esses são exemplos a serem seguidos.

O sucesso aqui é claro: disciplina ao longo do prazo.

Repare que escrevi disciplina AO longo do prazo e não NO longo prazo. Isso porque a construção da vitória ocorre todos os dias. Apesar do curto espaço de tempo a Alemanha marcou um gol de cada vez. Sua vitória por 7 x 1 sobre o Brasil, e a conquista da Copa do mundo de futebol, foi a vitória da metodologia e do planejamento sobre a cultura da magia, das falsas crenças.

Assim como R$ 1 milhão é composto de um milhão de migalhas de R$1,00 , uma goleada é construída gol após gol.

Inúmeras pessoas me procuram todos os dias em busca do “craque” das finanças que fará o gol mágico em suas vidas financeiras e, por conta desta contratação, ganharão todos os campeonatos da vida. Conquistar casa, carro, viagens, sairão de dívidas, etc. em um espaço curto de tempo, digamos em 30 dias no máximo, o tempo que dura uma Copa do mundo.

Mesmo isso sendo possível, é pouco provável. No entanto é possível, e muito provável, que você tenha tudo o que quiser fazendo em suas finanças, o mesmo que o time da Alemanha ou do Barcelona fazem em campo.

A vitória é glamorosa, mas o caminho para ela não. Disciplina é algo muito chato. Rotina é algo que nos tira do humor, e a cultura brasileira de festejar a festa, em nada contribui para isso melhorar. O enriquecimento não é uma partida e a vida está longe de ser um campeonato, mas a disciplina tática, mostrada na cautela e na cadência de insistentes treinos e passes dentro de campo, mostra que a paciência é uma virtude dos fortes e vencedores.

Planejar-se financeiramente, e seguir tal planejamento, aumenta as chances de conquistas e garante a maior parte delas. Na vida todos vencem seu quiserem. Nunca haverá desclassificação.