Exame.com
Continua após a publicidade

Como os assalariados enriquecem (com vídeo)

Assalariados também enriquecem. Conceitos muito desatualizados sobre o capitalismo dizem que os patrões criam valor apenas para si mesmos.

E
Etiqueta Financeira

Publicado em 28 de novembro de 2017 às, 15h21.

Última atualização em 28 de novembro de 2017 às, 15h22.

Hoje eu vou falar de um assunto que você precisa entender se quiser enriquecer de forma acelerada. Assalariados também enriquecem.

Os conceitos mais antigos , e muito desatualizados sobre o capitalismo,  dizem que os patrões aproveitam o suor, inteligência e até o networking dos funcionários, para criar valor apenas para si mesmos.

Isso, que já foi uma verdade, e continuará sendo se você for acomodado. Ou seja, acreditando nesta lógica antiga e “desatualizada”, você acabará se entregando e passando a vida pensando que nunca poderá enriquecer. Pois, eu te digo: você pode enriquecer de forma acelerada e consistente, trabalhando para os outros. E o caminho mais rápido para isso é ajudar o seu patrão ou chefe a enriquecer também.

Parece loucura? Mas não é. Comece pensando em duas premissas irrefutáveis sobre a vida corporativa. A primeira é que seu chefe ou patrão também tem problemas. Quanto mais rápido você ajudá-lo a resolver estes problemas, mais você será necessário para ele ou ela. A segunda premissa é que seu chefe, não importa quão rico seja, também quer ter mais riquezas.

Portanto, ajudando a empresa a resolver seus problemas, diminuir seus gastos ou aumentar suas receitas, você aumenta a sua importância e a sua empregabilidade. Fazendo isso, em pouco tempo, assim como aconteceu comigo, e como acontece com muitos de nossos alunos e clientes, você recebe promoções, mais renda e outras oportunidades de crescimento dentro ou fora da empresa atual.

Tendo isso em mente, agora resta estabelecer um plano para formar investimentos que permitam a você, trabalhador, viver de renda em um futuro próximo. E este plano deve prever o investimento consistente de pelo menos 10% dos seus rendimentos. E, por favor, esqueça a ideia de montar um negócio próprio. Isso é uma loucura no Brasil, principalmente se você não gosta de perder dinheiro ou não deseja trabalhar mais do que trabalha como assalariado.

Esta é a chave para o enriquecimento contínuo, acelerado e permanente dos assalariados. É uma pena que a maior parte dos trabalhadores não faça isso e acabe dependente dos salários. E, quando chegam ao final de suas carreiras, acabam dependentes do INSS e dos filhos para sobreviver e pagar as suas contas.

Salário é uma forma de renda muito importante e que permite um bom planejamento para a construção de patrimônio lucrativo. Estabelecendo e seguindo um bom plano, o assalariado terá condições aproveitar o presente e irá, ainda, perpetuar a sua renda sem depender da Previdência Social ou de patrão.

E o melhor de tudo! Não terá governo, credores, fornecedores ou justiça trabalhista no seu pé. Por isso, entenda seu salário como um meio seguro para formar investimentos que perpetuem a sua renda. Esta é a maneira como pessoas inteligentes enriquecem mesmo sendo assalariados. Primeiro, você trabalha pelo dinheiro e, então, o dinheiro trabalhará para você.

E você, já estabeleceu um plano de enriquecimento? Enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom plano.

Mauro Calil é fundador da Academia do Dinheiro

Veja também o vídeo relacionado a este texto: 

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=wDg9VW6j7E8&w=560&h=315]