Exame.com
Continua após a publicidade

A estrada do enriquecimento

Você pode acelerar mas, não pode derrapar na curva

E
Etiqueta Financeira

Publicado em 26 de julho de 2019 às, 14h26.

Imagine que sua busca pelo enriquecimento seja uma estrada na qual você vai dirigindo seu carro.

Se você estiver com a habilitação em dia, carro em boas condições mecânicas, com tanque cheio e documentação também em dia, se você respeitar os limites de velocidade, mesmo que os riscos de dirigir em uma estrada existam, suas chances de chegar ao seu destino são muito, muito altos. Esta é a regra com pouquíssimas exceções.

Óbvio que você pode acelerar para uma ou outra ultrapassagem, ou quando a pista está livre. Isto está dentro das regras e é saudável para o enriquecimento. 

Os riscos nunca são eliminados, você está em uma estrada chamada vida, hackers podem invadir sua conta bancária ou você pode ser obrigado a usar seu FGTS para uma emergência. Isso vai te obrigar a buscar o acostamento e te atrasar na viagem.

No seu caminho muitas pessoas com interesses econômicos próprios procurarão te desviar da rota. Vão te dizer que sucesso é o consumo ou o financiamento para conquistar a "riqueza". Você ainda encontrará "gurus" dizendo que basta acordar às 5h da madrugada ou pegar outro atalho qualquer de um modismo que sua riqueza será imediata.

Sim existem exceções na estrada. Com certeza um piloto profissional dirigiria mais rápido ou um motorista de uma rota regular de ônibus de forma mais segura, ainda que mais lenta.

No caminho do enriquecimento eu prefiro ser e estar dentro da regra, saber que chegarei lá no meu tempo e que este tempo possa ter uma ótima relação entre velocidade e segurança.

Enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom plano. Monte e siga o seu.

Mauro Calil é Fundador da Academia do Dinheiro
Instagram @academiadodinheiro
Youtube Academia do Dinheiro