Exame.com
Continua após a publicidade

Strava divulga relatório com dados sobre atividades físicas em 2020

Year in Sport traz insights sobre como a comunidade esportiva criou novos hábitos durante o período de isolamento social

 (Strava/Divulgação)
(Strava/Divulgação)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 16 de dezembro de 2020 às, 05h11.

A pandemia do coronavírus mexeu com o cenário mundial em 2020, e no esporte não foi diferente. O Year in Sport, relatório anual divulgado nesta quarta-feira, 16, pelo Strava, retrata que, por mais que os hábitos referentes às atividades físicas tenham mudado, a comunidade esportiva conseguiu se adaptar à nova rotina, criar novos hábitos e se manter ativa em meio às restrições impostas pelo vírus. O Strava é a principal plataforma para atletas e a maior comunidade esportiva do mundo, com mais de 73 milhões de atletas e mais de 9,5 milhões no Brasil.

“Não temos dúvidas que este foi um ano atípico para todos. Mas o que conseguimos enxergar é que os atletas Strava conseguiram se adequar a essa realidade, praticaram novas atividades e se mantiveram ativos durante todo o período. Mesmo com restrições de eventos, esportes ao ar livre e em grupo, a plataforma viu sua comunidade crescer e o número de registro de atividades físicas superar as previsões iniciais”, explica Rosana Fortes, country manager do Strava no Brasil. O que Rosana afirma é retratado em números pelo relatório, que mostram um boom de atividades físicas sem precedentes na plataforma.

Nos 12 meses avaliados, a comunidade esportista global publicou 21,5 milhões de atividades por semana e percorreu 17 bilhões de quilômetros, números muito acima das previsões iniciais. No mesmo período, a rede social dos atletas recebeu dois milhões de novos integrantes, somando, ao todo, mais de 73 milhões de usuários. Importante ressaltar que parte desses registros foram realizados ao longo dos meses vividos com a pandemia, o que não impediu os atletas de se exercitarem e incluírem as atividades nas categorias “indoor” do Strava.

Atividades no Brasil: mais corridas e mais pedaladas

  • Nos 12 meses analisados pelo Year in Sport foram percorridos 133,1 milhões de km, comparados aos 98,4 milhões de km registrados em 2019;
  • Os homens tiveram a maior distância média percorrida este ano: 5,9 km, contra 5,3 km das mulheres, mas a duração média por corrida das mulheres foi maior - 39min26seg contra 37min40seg dos homens.
  • Em 2020, foram percorridos 1.2 bilhão de quilômetros em cima das “magrelas”, com uma elevação total de 13.2 bilhões de metros.
  • Ao contrário das corridas, os homens tiveram uma distância média maior (29,3 km) do que as mulheres (22,9 km) e maior duração média por pedalada. Os homens com 1h32seg57seg e as mulheres com 1h29min01seg.

Mulheres da liderança

  • Globalmente, as mulheres jovens, com idade entre 18 e 29 anos aumentaram a frequência de atividades em 45,2%, quando comparadas ao ano passado, enquanto os homens cresceram 27,3%.
  • No Brasil, esse dado também tem as mulheres na frente, com um aumento de 43,8% de registros contra 30% a mais feito pelos homens na mesma faixa etária.
  • As brasileiras, em todas as faixas-etárias, superaram ou se igualaram aos em relação ao número de atividades registradas na plataforma .
  • Também houve crescimento no registro de atividades em todas as faixas de idade dos dois sexos, quando comparado 2019 e 2020.

Atividade física e COVID-19

  • No começo da pandemia no Brasil, em março, os registros de atividade física no Strava caíram no início do mês, mas, mesmo após algumas restrições impostas pela pandemia, cresceram 5% acima do esperado;
  • As atividades durante os meses de pandemia puderem ser incluídas dentro das opções de atividade física “indoor” da plataforma;
  • A inserção de atividade ao longo dos demais meses em análise se manteve acima da previsão inicial.