Exame.com
Continua após a publicidade

Smart Fit apresenta projeto de dança Afro nas academias

A empresa, que tem buscado se conectar com a dança afro urbana, traz parceria com o grupo de diretores criativos MOOC e a dançarina Gabb Cabo Verde

V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 21 de março de 2019 às, 07h10.

Última atualização em 21 de março de 2019 às, 22h16.

A Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, segue a busca por ações, por meio da atividade física, de parceria com profissionais de diferentes áreas. O objetivo é aproveitar a diversidade do público nas academias para implementar aulas ou eventos diferentes. No território da dança, por exemplo, a rede fez uma parceria com o grupo de diretores criativos Mooc, formado por oito jovens negros moradores da periferia paulistana que se fazem notar por meio de sua arte e criatividade, e convidaram a dançarina e coreógrafa de danças africanas Gabb Cabo Verde para ministrar cinco aulas de Afrobeats nas unidades Smart Fit Paulista, Carrão, Sacomã, Tucuruvi e Augusta.

O ritmo nigeriano será a primeira aposta, mas a empresa visa continuar investindo nessas iniciativas, e conversando com diversas pessoas que frequentam as academias. A inauguração do projeto será no dia 24/03, às 15h, na avenida Paulista, um dos principais símbolos da cidade de São Paulo. A ideia é realizar um aulão, com duração de uma hora, aberto ao público, junto ao Smart Truck, um furgão totalmente equipado para oferecer o melhor da atividade física, de forma totalmente gratuita.

(Divulgação/Divulgação)

Para os integrantes do Mooc, ter um projeto relacionado a música, com uma grande marca, principalmente no estilo afro, é uma importante conquista, pois essa é uma das principais frentes de trabalho do grupo. “A música é de fácil acesso e nos ajuda a dialogar em um formato diferente. Além disso, no dia a dia, falamos sobre mudanças e sobre a importância de colocar em prática nossos ideais, mas nem sempre temos oportunidade. Por isso, acredito que a dança será uma excelente porta de entrada para as pessoas conhecerem mais sobre nosso trabalho, diz Lídia Thays, diretora de arte no Mooc. No caso da coreógrafa que vai ministrar as aulas, o projeto trata de uma oportunidade também de falar sobre novas formas de cuidar do corpo. “A dança é muito versátil, com ela conseguimos falar de expressão, empoderamento corporal e autocuidado, por exemplo. Além disso, conseguimos trazer novas reflexões sobre o que é o corpo e como podemos movê-lo”, ressalta Gabb.

Em conversa exclusiva com o Esporte Executivo, Leonardo Cirino, diretor de marketing do Grupo Bio Ritmo, ressaltou que a rede já tem mais de 2 milhões de alunos na América Latina, sendo que mais de 470 mil nunca tinham frequentado uma academia antes de conhecer a Smart Fit. Nesse sentido, qualquer empresa de serviços que já se relaciona com esse número de clientes, naturalmente trabalha com a diversidade e que a ação é mais uma das inovações da empresa. “O propósito da Smart Fit é democratizar o fitness de alto padrão”, apontou. Questionado se essa iniciativa pretende ter desdobramentos com outros ritmos e formatos, pensando em ações no sentido inverso, como levar a marca aos espaços de periferia, Cirino lembra que a marca já participa do Rio H2K, um projeto que envolve toda a comunidade do Rio de Janeiro, incluindo a periferia. Mas não apontou possíveis desdobramentos para a nova ação. Esperamos que tenha...

Para os interessados, durante o período de aulas a marca publicará nas redes sociais minidocumentários que contarão a história de pessoas e de como a Smart Fit está se conectando com esses públicos. Além disso, os canais vão servir para as pessoas conversarem com a marca e proporem novas ideias.

Aula de Afrobeats aberta ao público

Data: 24/03/2019       Horário: 15h

Endereço: Avenida Paulista, 1.853 – SP

Professora: Gabb Cabo Verde