Exame.com
Continua após a publicidade

Smart Driving Labs mapeia mais de 289 mil km no 28ª Rally dos Sertões

Tecnologia instalada na frota da competição permite monitoramento em tempo real de parâmetros vitais dos veículos, ampliando a segurança e melhores condutores serão premiados

Rally dos Sertões 2020 apostou em confinamento em “bolhas” para driblar pandemia  (Divulgação/Divulgação)
Rally dos Sertões 2020 apostou em confinamento em “bolhas” para driblar pandemia (Divulgação/Divulgação)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 1 de março de 2021 às, 06h00.

Última atualização em 1 de março de 2021 às, 11h04.

A 28ª edição do Rally dos Sertões, o maior das Américas, contou com protocolos especiais para garantir a segurança dos participantes e contou com a Smart Driving Labs (SDL) – empresa de soluções e análise de dados para o setor automotivo como responsável pela tecnologia instalada na frota da organização do evento, cujo papel é garantir a segurança da prova. A tecnologia Smart Driving foi responsável pelo monitoramento, em tempo real, de parâmetros vitais como perfil de condução do motorista, velocidade média, freadas bruscas, eventuais problemas mecânicos, entre outros.

O Rally teve duração de 7 dias com início no dia 30 de outubro em São Paulo e encerramento no dia 07 de novembro em Barreirinhas (MA). Seguindo a mesma tendência do ano anterior, os dados coletados apontaram nova redução de custo médio por veículo. Ao todo, os carros monitorados percorreram mais de 289 mil km, com uma distância média de 52,42 km por viagem. Durante todo o percurso foram gastos 32.341 litros de diesel.

Em 2020, a condução dos motoristas também se mostrou mais segura. Os dados coletados por meio de sensores apontaram que 99% dos motoristas utilizaram cinto de segurança e houve redução de 53% na média de acelerações bruscas. Em meio a outras tantas informações recolhidas pela tecnologia, 37,3% das viagens ocorreram com velocidade média abaixo de 50km/h, refletindo as características de um evento como esse. “Os dados coletados não só apontaram novamente para uma condução mais segura como reduziram significativamente o custo de manutenção dos veículos”, comenta Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs. “Conseguimos através da parceria proporcionar mais segurança para nossas equipes técnicas, ambiental, carros de abastecimento das aeronaves e equipe de imagens que vão para o trecho da prova (as especiais).”, explica Fernando Garcia, produtor do evento.

Após a finalização e análise dos dados, a empresa e a organização do Sertões irão promover a 2a edição do prêmio Smart Driver, com o fim de premiar os cinco melhores motoristas dos carros da organização utilizados nos trechos especiais da prova. Ao todo será distribuído o valor de R$ 20 mil entre os condutores que tiveram a melhor pontuação de condução. O evento será hoje, 01 de março, às 19 horas e será transmitido pelo canal oficial do Rally.