Exame.com
Continua após a publicidade

Primeiro Centro de Tênis de alto rendimento do país ganhará nome de Maria Esther Bueno

Com saibro, piso duro e grama, complexo esportivo a 40 quilômetros do centro do Rio de Janeiro será dedicado à formação de novos atletas e projetos sociais dentro do esporte

Maria Esther Bueno vence em Wimbledon: ela acumulou um total de 589 títulos (Divulgação/Divulgação)
Maria Esther Bueno vence em Wimbledon: ela acumulou um total de 589 títulos (Divulgação/Divulgação)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 17 de dezembro de 2020 às, 06h50.

A família da tenista brasileira mais premiada na história do esporte firmou parceria com o empreendimento MARAEY para certificar um complexo de tênis que será construído em Maricá, na Costa do Sol, no Estado do Rio de Janeiro. O Maria Esther Bueno Tennis & Sports Club terá oito quadras, reunindo saibro, grama e piso duro - o que o tornará o único no país a oferecer as três tipologias presentes nos grandes torneios internacionais. O objetivo do projeto é oferecer um ambiente de alto rendimento para a prática do esporte e desenvolver jovens atletas. Parte da receita do centro esportivo será destinada a projetos sociais para impulsionar, através do esporte e da educação, ações sociais em municípios do entorno de Maricá.

“Para nós da família é uma honra estarmos num empreendimento desse porte. Resgata a imagem e a importância que minha tia teve, não só no tênis, mas no esporte do nosso país. O complexo esportivo Maria Esther Bueno Tennis & Sports Club, em Maraey, além de fomentar a formação de novos tenistas de alto rendimento, trabalhará fortemente para impulsionar projetos sociais através do esporte e educação, ideais que minha tia prezava muito e fazem parte do seu legado para nós”, ressalta Pedro Bueno, sobrinho de Maria Esther. “É uma honra e um orgulho para nós prestarmos essa homenagem ao maior ícone do tênis brasileiro de todos os tempos, uma mulher que superou desafios e marcou seu nome no esporte, sendo campeã mundial em diferentes modalidades. A representatividade feminina de Maria Esther Bueno no tênis é muito significativa e abriu espaço para que ele se tornasse popular entre os dois gêneros.  Estamos abraçando os valores e princípios dela no nosso centro esportivo, e queremos contribuir para o tênis, assim como Bueno fez, dando luz a ele e atraindo adeptos”, diz o CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo.

Além de reunir oito quadras de tênis - com destaque para a que terá piso de grama, revestimento raro no Brasil, com apenas quatro quadras em todo o país - o Maria Esther Bueno Tennis & Sports Club contará, ainda, com academia de ginástica, centro de fisioterapia, duas piscinas (uma delas semi-olímpica e coberta), campo de futebol, quadras de paddle e quadra poliesportiva. Instalado dentro de empreendimento turístico-residencial MARAEY, o complexo esportivo tem previsão de iniciar seu processo de licenciamento no primeiro semestre de 2021.

A tenista Maria Esther Bueno, detentora de mais de 570 títulos em sua carreira, sendo 19 deles de torneios de Grand Slam, foi vencedora oito vezes em Forest Hills (atual US Open) quatro em simples e quatro em duplas, oito vezes campeã em Wimbledon, sendo três em simples e cinco em duplas, uma vez do Aberto da França (Roland Garros) em duplas e duas vezes no Aberto da Austrália, sendo uma em duplas e uma em duplas mistas. Foi a 1º tenista a ganhar os quatro torneios do Grand Slam num mesmo ano, em 1960, em duplas. Foi considerada a melhor tenista do mundo nos anos de 1959, 1960, 1964 e 1966. Em 1964 entrou para o Guinness Book por ter vencido a final mais rápida da história, no US Open, onde venceu em apenas 19 minutos. Incluída no International Tennis Hall of Fame em 1978, e em 1993 no Tennis International Women’s Sports Hall of Fame em Nova York. Eleita no ano 2000 a maior tenista das Américas de todos os tempos por jornalistas especializados de todo o mundo.