Exame.com
Continua após a publicidade

Pesquisa testa aprovação da Fiel na Arena Corinthians

Trabalho é utilizado para implementação de melhorias e novos projetos para os frequentadores da casa do Timão

(Bruno Teixeira Rolo/Instagram) (Bruno Teixeira Rolo/Instagram)
(Bruno Teixeira Rolo/Instagram) (Bruno Teixeira Rolo/Instagram)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 3 de outubro de 2017 às, 21h19.

Última atualização em 3 de outubro de 2017 às, 21h40.

Uma pesquisa realizada pela Armatore, Market + Science, empresa especializada em monitoramento de mercado e análise do comportamento do consumidor, mostra que o torcedor do Timão aprova sua experiência na Arena Corinthians. A pesquisa, divulgada nas redes sociais da Arena Corinthians e enviada para os sócios do programa Fiel Torcedor, foi respondida por pouco mais de 12 mil torcedores. Coordenado pelo Professor Dr. Fernando A. Fleury, procurou a opinião do público em relação aos serviços prestados pela Arena, assim como a identificação e relação dos mesmos com a marca Corinthians e seus patrocinadores.

De 0 a 10, a nota do público em relação a experiência do torcedor no estádio nas últimas três temporadas foi de 8,4. Outros itens muito bem avaliados foram a limpeza (8,5) e conforto (8,2) da Arena, assim como a segurança dentro do estádio (7,9), facilidade no acesso à Arena (7,8) e atendimento da equipe de operação nos jogos (7,5). A pesquisa deste ano também traz informações sobre o que faz o torcedor escolher o Corinthians, com quem ele costuma vir ao estádio e a sua lealdade ao clube do coração. Entre os principais motivos para escolha do clube estão a influência do pai (18,5%), a história do clube (15,1%), a imagem do torcedor corintiano (14,9%) e a influência da família (12,6%), além da rivalidade com outros clubes de São Paulo (11%).

O trabalho aponta que a maioria dos torcedores vem à Arena com a família (40,6%), mas também com os amigos (27,2%) e cônjuge/namorada (o) (17%). Dos torcedores ouvidos, apenas 15,3% vai sozinho ao estádio. Comprovando a alcunha de “Fiel Torcida”, os torcedores que participaram da pesquisa são, em sua grande maioria (75,6%), muito leais à marca “Corinthians”. Entre os torcedores que responderam à pesquisa, 37,9% possuem de 30 a 39 anos, 28,2% de 40 a 55 anos e 22,5% tem de 20 a 29 anos. O restante do público é formado por pessoas acima de 55 anos ou com menos de 20.

O trabalho revelou, também, que 41, 7% dos torcedores que frequentam a Arena possuem nível superior completo, outros 27,6% são pós-graduados e 30,8% cursaram o ensino fundamental, médio (completo ou incompleto) e superior incompleto. Outro dado apontado pela pesquisa é que grande parte dos torcedores (31,5%) possui renda familiar média de R$ 3.520,01 a R$ 8.800,00.

“Importante entender nossas forças e vantagens competitivas, até para poder compartilhar com as empresas que querem investir na Arena Corinthians. Conseguimos entender até, por exemplo, o tipo de música e comida que nossos torcedores mais gostam, o que nos ajuda a compreender os produtos e serviços a serem oferecidos a eles”, esclarece César Sbrighi gerente de marketing da Arena Corinthians. Inclusive, entre as questões apontadas na pesquisa que merecem atenção está a diversidade na oferta de alimentos das concessões – item que já está sendo analisado para a temporada 2018 na Arena Corinthians.

“As pesquisas resultaram em decisões importantes, como a nova precificação dos ingressos para a temporada e a criação do Esquenta da Fiel. Acreditamos que os consumidores devem ser vistos como verdadeiros embaixadores de seus times, mas hoje, apesar de todos se dizerem extremamente leais, o que vemos é uma grande identificação com o time e pouco lealdade a marca do time”, explica Fernando Fleury, diretor da Armatore. “Conhecer melhor os torcedores e identificar neles os hábitos de consumos e até como torcem permite às Arenas e clubes estarem cada vez mais próximos de sua torcida”, complementa Fleury.

E você, torcedor corintiano e leitor do blog, o que acha da Arena Corinthians?

- (Arena Corinthians/Divulgação)