Ludos Pro e Sicredi inserem mundo esportivo em plataforma de gamificação
Com referências ao esporte, Comitê Jovem prepara uma série de cursos focados em melhorar ou criar habilidades relacionadas ao perfil de liderança
Publicado em 1 de julho de 2021 às, 17h58.
Última atualização em 5 de julho de 2021 às, 16h06.
A Ludos Pro, startup de gamificação criada em 2018, viu a procura por sua solução gamificada aumentar ao longo dos primeiros meses da pandemia, fechando o ano de 2020 com um crescimento de 248% quando comparado a 2019. Ao longo de seus três anos, mais de 300 mil pessoas já foram treinadas com a plataforma. O crescimento vem acompanhado de um aporte de R$ 1,5 milhão, realizado por um investidor estrangeiro, e que vai viabilizar mudanças na estrutura da empresa que serão, inicialmente, focadas em melhorias de tecnologia e inclusão de novas funcionalidades na plataforma. O objetivo, a médio prazo, é também investir na internacionalização da plataforma que já vem passando por localizações para o inglês e espanhol.
O trabalho chamou também a atenção do Sicredi, patrocinador ativo no Futebol (Federação Paulista de Futebol, Ponte Preta, Guarani), que já criou diversas experiências gamificadas com a plataforma, como o CRM Play, Sementes do Desenvolvimento, e o mais novo programa Comitê Jovem. O programa preparou uma série de cursos focados em melhorar ou criar habilidades relacionadas ao perfil de liderança de cada um desses jovens por meio de uma plataforma gamificada e outras ferramentas. Além de participar do programa em suas próprias cooperativas, os jovens podem acessar a plataforma para participar de um ambiente lúdico com minicursos e atividades específicas.
A temática da plataforma é uma Experiência de Mergulho e leva todos os jogadores desde o processo de preparação às profundezas do mar para mostrar a importância de passar por cada etapa e aprender com o desafio. Além de participar das atividades no período de 2 anos, os jogadores podem trocar suas moedas por prêmios dentro da plataforma.
A Ludos é um ambiente de aprendizagem completo, lúdico e inovador e supre a necessidade de um ambiente de treinamento. Para a startup, o storytelling é essencial e, para isso, cada usuário pode criar seu próprio avatar a partir de uma série de possibilidades de mais de 200 itens. Para avaliar a performance dos usuários, a plataforma usa diferentes mecânicas de jogos, e comuns aos universos do Esporte e eSport, como estrelas, pontos, troféus, conquistas, badges e até rankings dos usuários que mais pontuaram durante sua jornada. Os clientes podem ainda gerar certificados para quem completar os cursos.
As recompensas também podem ultrapassar o mundo virtual e se tornarem reais. Cada cliente escolhe a forma de recompensar os participantes, podendo incluir até presentes físicos e vouchers de lojas e restaurantes selecionados. A plataforma se integra com outros marketplaces e permite que o criador daquele material defina as recompensas. O universo esportivo já transcende as competições em si e, assim, cumprem seu papel de evolução da sociedade.