Exame.com
Continua após a publicidade

Grêmio investe em redes sociais e venda de produtos cresce 20%

Desde outubro de 2013, a rede de lojas do Grêmio de Porto Alegre, a GrêmioMania, aumentou o relacionamento com o torcedor em suas redes sociais. Em quatro meses, o número de curtidas no Facebook ultrapassou a marca de 160 mil. No mesmo período, o crescimento registrado em suas vendas nas lojas atingiu 20%. Claro que não se deve exclusivamente à atuação nas redes sociais, mas é difícil não relacionar minimamente […] Leia mais

V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às, 18h37.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h36.

Desde outubro de 2013, a rede de lojas do Grêmio de Porto Alegre, a GrêmioMania, aumentou o relacionamento com o torcedor em suas redes sociais. Em quatro meses, o número de curtidas no Facebook ultrapassou a marca de 160 mil. No mesmo período, o crescimento registrado em suas vendas nas lojas atingiu 20%. Claro que não se deve exclusivamente à atuação nas redes sociais, mas é difícil não relacionar minimamente um tema com o outro.

GrêmioManiaA estratégia não é novidade, mas exige foco constante nos torcedores, com promoções na página oficial e conteúdos de apoio à paixão pelo time, que propiciam uma maior e mais verdadeira aproximação com o torcedor. Com a nova estratégia, a venda dos produtos progrediu de forma considerável até atingir os importantes 20%. Segundo Rafael Bedin, gerente de marketing da Meltex Franchising, que administra a franquia, “para gerar maior engajamento com a marca, o relacionamento com o torcedor não pode ficar apenas no comercial” E complementa: “Nosso cliente é um fã, conversamos de torcedor para torcedor, de uma forma emocional e não invasiva. A partir desse posicionamento, aumenta a consideração no momento da compra”, afirmou.

Com a popularização da internet, o acesso às mídias sociais é constante e já atinge quase todas as classes sociais. Os clubes não podem ignorar seus torcedores, que já manifestam seu amor pelo clube inclusive via redes sociais. Ignorá-los como potenciais consumidores é um suicídio ainda mais explícito. Suicídio que o Grêmio, imortal, não comete.

No Twitter: @viniciuslord