Exame.com
Continua após a publicidade

Futebol feminino cresce no Twitter e perfil da @LibertadoresFEM dispara

Perfil da @LibertadoresFEM cresce seis vezes em 17 dias. Público interagiu para eleger as 32 melhores jogadoras do torneio no #MVPTwitter

 (Twitter/Divulgação)
(Twitter/Divulgação)
V
Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 25 de março de 2021 às, 15h30.

A força do futebol feminino e o crescimento da modalidade vêm sendo mostrados de diversas formas. Uma delas é no aumento do engajamento do público nas redes sociais - em grande parte pela presença dos clubes e atletas e produção de conteúdo exclusivo e dedicado nas plataformas. Em parceria com o Twitter, por exemplo, a "CONMEBOL Libertadores Femenina" promoveu uma série de ativações especiais para alavancar a movimentação das conversas sobre a competição.

Um dos destaques entre estas ativações foi a definição da #MVPTwitter, votação por meio de uma enquete Tweetada pelo perfil @LibertadoresFEM com as quatro principais atletas de cada jogo. As vencedoras desta votação receberam um troféu personalizado. O perfil também disponibilizou vídeos das escolhidas ainda em campo ( http://twitter.com/LibertadoresFEM/status/1371221961762865153 ).

Além da MVP de cada uma das 31 partidas, a votação no Twitter também premiou a jogadora que mais se destacou ao longo de toda a disputa da Libertadores. Catalina Usme ( @catausme ), atleta do América de Cali, venceu a votação de MVP da competição com mais de 30 mil votos. O #MVPTwitter teve, inclusive, menções na transmissão da emissora de TV aberta Band ( @BandTV ), que transmitiu a competição. Durante a Libertadores também ficaram ativos emojis personalizados da competição nas hashtags #AGlóriaÉDelas #LaGloriaEsDeEllas #LibertadoresFEM e #MVPTwitter.

"O trabalho das organizações e dos perfis dos clubes são de fundamental importância para o aumento do engajamento e interesse do público. Quando estas contas realizam um trabalho pensado e estruturado, eles fazem com que os torcedores, neste caso, se aproximem cada vez mais do tema e participem das conversas", explicou Mariana Romeu, gerente de parcerias do Twitter.

Uma mostra disso foi o grande engajamento das pessoas com o perfil da "CONMEBOL Libertadores Femenina" ao longo da disputa da competição. O @LibertadoresFEM teve um crescimento de mais de seis vezes no número de seguidores em pouco mais de 15 dias - dados referentes ao período entre 5 e 22 de março. Ao todo, foram contabilizados mais de um milhão de visitas ao perfil oficial, que é um dos principais canais de comunicação da organização com os torcedores.

Veja abaixo a lista dos times mais comentados da competição

• América de Cali ( @AmericaCaliFem )

• Corinthians ( @SCCPFutFeminino )

• Universidad de Chile ( @udechile )

• Independiente Santa Fé ( @SantaFe )

• Ferroviária ( @guerreirasgrena )