Exame.com
Continua após a publicidade

Focada em bem-estar e saúde, Centrum reforça investimentos em patrocínios esportivos

Em menos de um mês, marca de multivitamínicos renova com o Botafogo e fecha cota master do maior torneio de condicionamento físico do Brasil

 (Staff Image/Centrum/Divulgação)
(Staff Image/Centrum/Divulgação)

Centrum, marca protagonista do segmento de multivitamínicos, entrou de cabeça nos patrocínios esportivos. Com foco em saúde e bem-estar, a marca busca reforçar os benefícios de Centrum à saúde se associando com os esportes. A estratégia alcança o altíssimo rendimento como é o futebol profissional, com o case do Botafogo, até o patrocínio master do TCB, maior torneio de condicionamento físico brasileiro, além da parceria com a Mude, plataforma de atividades físicas e bem-estar ao ar livre, na qual promoverá aulas nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, de setembro a novembro deste ano.

Na Haleon Brasil, os patrocínios esportivos consomem uma fatia de cerca de 10% do orçamento anual do marketing de Centrum. Esse percentual é ainda maior no investimento de mídia: 15% da verba da marca de Centrum está destinada ao segmento esportivo. “Estamos confiantes de que todas essas iniciativas terão grande repercussão, com perspectiva de impactar mais de 45 milhões de pessoas. E isso é apenas o primeiro passo, porque temos a intenção de aumentar o investimento para as ações esportivas no orçamento de 2024”, afirma Rafael Jones, Executivo de Categoria Saúde Oral e Vitaminas da Haleon.

No Futebol, a atual líder do Campeonato Brasileiro 2023, o Botafogo retomou a parceria com a marca de suplemento alimentar Centrum, que passa a estampar as mangas da camisa do clube até março de 2024. Centrum já patrocinou a equipe carioca em 2021 e 2022. A estreia da logomarca da Centrum no uniforme do clube ocorreu na partida contra o Guaraní, do Paraguai, válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, em 02 de agosto.

Já o patrocínio master do TCB, que acontecerá em Sorocaba/SP, de 7 a 10 de setembro, tem conexão direta com o polivitamínico Centrum Força & Movimento. Como a atividade é movida a disputas, a marca traz para o torneio uma competição em parceria com Kaique Cerveny, atual campeão da América Latina da modalidade, um Desafio de Burpee. Os visitantes do stand irão assistir a um vídeo de 60s com uma sequência de burpees gravadas por Kaique. Todos os participantes receberão um brinde especial, mas quem fizer um tempo menor do que o tempo do campeão da América Latina vai garantir um ano de Centrum grátis, como incentivo para continuar com hábitos de saúde!

Para a iniciativa com a Mude, o público-alvo são os adultos que trabalham, estudam, têm os afazeres de qualquer vida agitada e, mesmo assim, não renunciam ao exercício físico nessa rotina. Com o patrocínio de Centrum, Mude vai oferecer aulas de cross training, beach workout e fight workout, de setembro a novembro, em três estações da academia no Rio de Janeiro: Copacabana, Ipanema e Leblon.

Conversamos com Rafael Jones, Executivo de Categoria Saúde Oral e Vitaminas da Haleon, responsável pela Centrum, sobre a estratégia da marca no Esporte:

Prática esportiva e vitalidade têm relação direta, mas nem sempre isso é conectado adequadamente pelo segmento de multivitamínicos. Como trabalhar essa relação e trazer o esporte, que é permeado por paixão, para a marca?

É incontestável que bons hábitos como os cuidados com a alimentação, o sono e frequência nos exercícios físicos são essenciais para a qualidade de vida. O que a ciência indica é a regularidade, ou seja, não adianta você ter uma vida desregrada e achar que um multivitamínico vai resolver todos os seus problemas. Ele está ali para contribuir para o seu bem-estar diante das demandas que a vida moderna traz.

Romper com o que te leva a não ter uma vida mais saudável é uma demonstração de autocuidado seja do indivíduo ou coletivamente. É frustrante a cabeça querer fazer algo e o corpo não acompanhar o comando. Sabemos disso e adotamos uma comunicação não da falta, mas do que ele pode produzir caso seja abastecido com determinados nutrientes capazes de fazer a máquina girar melhor.

Para isso, acreditamos que a educação em saúde é uma ferramenta fundamental desse cenário. Dentro da Haleon, entendemos que é necessário trazer produtos cada vez mais completos e com mais tecnologia para que as pessoas possam incorporar hábitos saudáveis no seu cotidiano, e Centrum está dentro desse projeto. Uma das iniciativas, por exemplo, foi passar a produzir o multivitamínico em nossa fábrica de Jacarepaguá (RJ) desde o início do ano. Esse investimento em pesquisa e tecnologia potencializa o acesso aos produtos de qualidade para todas as pessoas.

Como transcender a atuação para não estar estritamente ligada ao alto rendimento e chegar na busca pela saúde, objetivo que naturalmente seja prioridade para a marca?

Como marca entendemos que o futebol é uma alavanca de alto alcance, pois é um assunto de interesse pela grande maioria das pessoas. Não à toa, nós demos o primeiro passo com o anúncio da renovação do patrocínio de Centrum ao Botafogo. Mas, o alto rendimento vai além do jogador de futebol ou do atleta olímpico e paralímpico. Para além desses atletas, existem outros milhares de atletas da vida real que trabalham, estudam, lidam com todas as demandas da vida adulta e ainda assim treinam forte em busca de seus recordes pessoais. Aqui dá para listar uma infinidade de exemplos como corredores de rua e de aventura, ciclistas, os praticantes de triathlon, nadadores, entre outros. O que se nota é que à medida que a carga de estresse é mais alta, as modalidades mais intensas são mais procuradas. Por exemplo, a pessoa começa com 5k, vai para os 10k, quando vê já fez 21k, 42k, e aí vai aumentando o volume de treino e de provas.

A Haleon conta com mais de 1.400 cientistas de pesquisa e desenvolvimento. Dentro desse cenário, Centrum é capaz de atender a vários públicos com o mesmo produto. Por exemplo, no caso do polivitamínico Centrum Força & Movimento, que é o carro-chefe do patrocínio das nossas ações esportivas, você atende a demanda nutricional e energética de um jogador de futebol, de um atleta profissional como o Kaique Cerveny, e de quem escolhe fazer uma aula de fight workout, na praia, duas vezes na semana.

Há alguma estratégia futura pensando no esporte como plataforma mais ampla de trabalho de Centrum? Ser uma marca presente em projetos de iniciação esportiva, educacional ou social?

Na Haleon, já fizemos iniciativas sociais por meio da marca Centrum no passado, e até mesmo esse ano promovemos uma campanha de doação de agasalhos em parceria com um de nossos maiores clientes. Com o aumento do investimento para o ano que vem, teremos fôlego para fazer aportes em iniciativas ou nichos iniciados neste ano e que possuem conexão com o propósito da marca e da empresa. Claro que a gente pensa em expandir porque, como falamos anteriormente, confiamos nos benefícios de Centrum para todas as pessoas, aliadas a um estilo de vida saudável. O esporte é uma ferramenta de autocuidado, que ajuda as pessoas a alcançarem mais saúde e qualidade de vida