BDS lança academia gamer com capacitações gratuitas a jovens no Riocentro
Criado pela startup Beyond Digital Sports, o espaço abre em outubro para oferecer capacitação, competição e diversão 24 horas por dia
Publicado em 28 de setembro de 2021 às, 07h20.
Gamers da capital carioca terão a partir de outubro como usufruir gratuitamente de um núcleo integrador de educação, eSports e entretenimento concebido pela startup BDS (Beyond Digital Sports) que nasceu com o propósito de democratizar e profissionalizar o setor de games e eSports em todo o país. Batizado de BDS Academy, o espaço é resultado de uma parceria entre a startup e a multinacional GL Events, abrangerá mais de 2.800m² de área instalada e promete ser um vetor de transformação social na cidade, onde está sediada no Centro de Convenções do Riocentro. Outros ambientes do Riocentro, como o Anfiteatro e a Arena Jeunesse, serão utilizados em eventos, shows e atividades que exijam um público maior.
O projeto de academia gamer já vem sendo desenvolvido pelos idealizadores há mais de quatro anos em Salvador. Foram sócios de uma iniciativa anterior, com outro parceiro, na Arena Fonte Nova, mas se desligaram para poder ousar mais com o modelo híbrido de negócio da BDS. O período serviu de experiência para entender a dinâmica do ecossistema de jogos eletrônicos e firmar parcerias com empresas endêmicas e não-endêmicas. Atualmente, além da própria GL Events, o projeto disruptivo da BDS aglutina marcas como LG, Corsair, Redragon, Xbox, Red Bull e IGG Games.
Segundo os idealizadores, LKZ (Lukas Walter) e DRK (Waldo Souza), a BDS Academy concretiza fisicamente o modelo inédito de negócio que a startup adotou para estruturar e operar ao mesmo tempo oito temas essenciais para o mundo gamer: BDS Arena - Realização de torneios e campeonatos; BDS Shows - Produção, promoção e desenvolvimento de eventos e shows. BDS Squads - Desenvolvimento e apoio à equipes e atletas de eSports; BDS Idols - Promoção e gestão de carreira de influenciadores; BDS Labs - Fomento da tecnologia criativa; BDS Store - Comercialização e exposição de produtos e serviços; BDS Creative - Produção de conteúdos audiovisuais e BDS Health - Saúde mental e física no ecossistema gamer.
“Tanto por nosso DNA tecnológico quanto pela imposição da pandemia, redesenhamos todo o projeto e as atividades no modelo 100% digital. Até o momento, realizamos 25 competições, distribuindo R$50 mil em premiações e incentivando 8 mil jogadores amadores. Produzimos 600 horas de conteúdos (lives, podcasts, ativações e streamings) gerando 215 mil views em nossas redes sociais. O projeto da BDS mobiliza mais de 40 influenciadores e 800 mil seguidores, todos organicamente engajados com nossas produções digitais”, conta LKZ, administrador de 23 anos que criou este modelo integrador para ajudar a suprir as carências notórias do setor no Nordeste e expandir a operação por todas as regiões do país. “A BDS Academy foi milimetricamente planejada pela BDS para oferecer experiências de alto nível e inusitadas em um só lugar. Em termos de novas tecnologias, aprendizagem aplicada às demandas do mercado gamer, debates sobre bem-estar da família, competições em parcerias com publishers mundiais e ambientes criativos para mera diversão”, resume DRK. O empresário de 47 anos fez trajetória de sucesso no ramo de tecnologia, dados e inovação trabalhando por anos no atual grupo Totvs.
A partir de outubro, quando a academia será inaugurada, a BDS buscará participar ativamente dos eventos realizados no Riocentro. Em dezembro, a BDS terá um estande de 300m² na tradicional Feira da Providência, em sua edição especial de 60 anos, como destaque de inovação na área de games e eSports.