Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
Rosinha, azulzinho, bichinhos? É hora de somar estilo e funcionalidade no novo quarto para as crianças prestes a entrar na adolescência (Highfithome/Flickr)
Escolha Inteligente
Publicado em 22 de agosto de 2017 às 16h00.
Última atualização em 22 de agosto de 2017 às 16h41.
O quarto de bebê foi preparado com o maior carinho e tudo funcionou bem por um bom tempo. Mas eles e elas crescem, começam a expressar seus gostos e aqueles móveis já não fazem mais sentido. A cômoda e as gavetas ficaram apertadas e os pezinhos, já não tão pequenos, estão ficando para fora da cama infantil.
Com a proposta de somar estilo e funcionalidade, o Escolha Inteligente e o GoToShop pediram ajuda para a jornalista e decoradora Daiana Dalfito, da Laka Construções e Reformas. Selecionamos uma lista de móveis, tapetes, almofadas e outros itens de decoração que vão inspirar ideias para redecorar os quartos em que as crianças poderão chegar à adolescência sem problemas.
Para quartos não muito amplos, mas com personalidade, o armário multifuncional ajuda a otimizar o espaço sem descuidar do design. O móvel é legal por oferecer formas alternativas de organização com prateleiras reguláveis. Vale também para acomodar objetos.
Uma ideia para um quarto não muito grande e com apenas uma parede livre, este móvel reúne guarda-roupa com gavetas, maleiro, prateleiras e cama de solteiro.
Uma cama com nichos, gavetas e um criado-mudo encaixável na estrutura oferece espaço extra para organização de objetos, materiais de estudo e sapatos, sem comprometer o conforto na hora de dormir. O móvel é indicado, especialmente, para quartos pequenos.
Sempre tem visita em casa? Então opte por uma bicama. A vantagem deste modelo é que, além de manter o quarto em ordem quando a cama extra não está em uso, ainda oferece espaço para a organização de alguns objetos como livros, smartphone e uma luminária, dispensando o uso do criado-mudo.
Uma cadeira simples, mas bem bacaninha, pode fazer a diferença na decoração. O modelo combina vermelho vivo e pés de madeira, que suavizam a composição. Apesar de não ser uma cadeira de escritório estofada, é bem confortável para algumas horas de estudos.
Delicada e atemporal, esta cadeira de madeira é cômoda e pode ser usada em uma escrivaninha ou penteadeira com inspiração romântica ou, até, combinada a um móvel de linhas retas. Também disponível em outras cores.
O quarto, para ser um espaço tranquilo, deve se basear em cores mais neutras, como tons pasteis. Para quebrar a monotonia e deixar a decoração mais interessante, inclua as cores e formas mais impactantes em peças pequenas, como almofadas. Esta aqui é interessante: aplica diversos tons de amarelo em um padrão geométrico bem moderninho.
Outra opção de cores neutras mas com estampa divertida e de personalidade. Essa almofada pode ir sobre a cama, junto com colcha ou edredom também cinza, ou em uma poltrona branca ou preta.
Estampa de abacaxi está na moda. Uma boa dica é combinar com outras unidades que tenham estampas – como os padrões geométricos – em tons próximos do verde, amarelo e alaranjado.
Deixe a decoração mais divertida com esta almofadinha em formato de cupcake. O bolinho vai bem em cima de um pufe em tom forte – como o magenta – ou para enfeitar a cama, combinado a mais almofadas e travesseiros fofinhos.
Uma proposta de decoração geek (quase) sempre tem espaço para o vilão da saga “Star Wars”. A peça é pequena, tem 22cm de altura, e pode ser colocada em uma prateleira ou nicho, combinada a outros objetos da cultura nerd, como HQs e action figures.
O cabideiro com pontas em formato de clipe de papel é bem-humorado e tem charme. A peça pode ser útil para organizar bolsas, chapéus, bonés e casacos usados no dia a dia.
Esta escrivaninha é bem interessante, porque, além de ter um bom tamanho para os estudos e duas gavetas, conta com um compartimento central que pode acomodar bijuterias e maquiagens. No tampo, quando aberto, ainda há um espelho.
Este armário/escrivaninha economiza espaço, tem um design bem resolvido e ainda oferece dois compartimentos fechados que podem esconder aquela baguncinha que sempre rola no quarto de um adolescente.
Os brinquedos já não fazem parte da rotina, mas entram em cena as coleções, livros, games, maquiagens e outros apetrechos. O móvel que reúne escrivaninha e um montão de prateleiras ajuda a organizar tudo.
Procurando uma peça diferentona para o quarto? Que tal esta luminária no formato de boca? O objeto é descontraído e pode ser utilizado para decorar prateleiras e mesas de cabeceira.
Na hora de botar a lição em dia, uma luminária com luz direcional é mais do que necessária. Este modelo com articulação ajuda a regular o posicionamento do foco. Para os adolescentes que gostam de cores fortes, a versão vermelha é uma boa pedida.
Com desenho fora do padrão quadradinho, esta peça pode ficar bem legal no quarto de um jovem, pois tem movimento. O único cuidado é ser coerente com a combinação: como o móvel é dinâmico, vai bem com peças mais modernas, de linhas retas. Disponível em outras cores.
A prateleira com cara de balãozinho de HQ é divertida sem ser infantil. Para equilibrar a decoração, uma boa ideia é combiná-la a outras mais comuns, com tábuas simples, ou nichos quadradinhos. Também disponível em outras cores e formatos.
Um tapete como este, em tons de cinza, pode complementar a decoração do quarto com conforto, sem incluir muitas cores e deixar o destaque para outras peças mais vivas.
Já este tapete de franjas pode ser uma das peças centrais no novo quarto. Confortável e divertido, está disponível neste roxo figo e também azul-turquesa, branco, chocolate e rosa.