Colunistas

Fabio Coelho: A democratização do acesso à informação e do conhecimento permite empreender mais

Acompanhe a entrevista sobre Inteligência Artificial e tendências com o presidente do Google Brasil e VP do Google Inc.

Cris Arcangeli
Cris Arcangeli

CEO da beuty'in

Publicado em 16 de maio de 2024 às 15h35.

Última atualização em 17 de maio de 2024 às 12h52.

Fábio Coelho tem um currículo e tanto. Há 13 anos, este executivo nascido no Espírito Santo, é o presidente do Google Brasil. E, atualmente, também atua como vice-presidente do Google Inc., com sede na Califórnia, EUA. Aliás, ele foi o primeiro brasileiro a receber esta nomeação.  

Formado em engenharia civil e administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em administração de negócios pela Harvard University, em Boston. Já morou no Peru e nos EUA, além de ter rodado o mundo, até chegar no topo do Google Brasil. 

Antes de ocupar a presidência do Google, trabalhou nas áreas comerciais e de marketing de produtos e foi o responsável pelo lançamento do Gatorade no Brasil. Incrível, né? Além disso, ele é figura constante nas principais listas dos melhores presidentes de empresas. 

Alphabet Inc. - Você sabia que o Google faz parte do conglomerado da Alphabet? Sim, uma holding que é dona de um grupo poderoso de empresas como o Google, o Sistema Android, o YouTube, o Gmail, o Chrome, o Sistema de Mapas, entre outras. “Temos muito orgulho dessas soluções, pois possibilitam que as pessoas tenham mais acesso ao conhecimento”, explica. “A democratização do acesso à informação e do conhecimento permite, inclusive, empreender mais.” 

“Eu trabalho com internet desde 2005. No Google, desde 2011, e costumo dizer que eu Estou presidente do Google e, não, eu Sou presidente do Google”, conta. “Tão importante quanto chegar é se manter no topo. Para os empreendedores: Tão importante quanto ter um bom projeto é perpetuar o negócio.” 

Inteligência Artificial: A IA é um caminho sem volta e cada vez mais é preciso usá-la a nosso favor. “Nós, no Google, utilizamos a Inteligência Artificial há 7 anos. Por exemplo, quando você digita uma palavra no buscador e ela está incorreta, o sistema corrige, isso é inteligência artificial”, explica. 

Ele conta que a internet, hoje usada por 4 bilhões de pessoas no mundo, facilitou a visibilidade, principalmente dos micros e pequenos empreendedores. A mídia foi decentralizada e hoje é viável trabalhar as necessidades específicas de cada negócio com seu público-alvo. Foi possível criar novos formadores de opinião. Exemplo: atualmente, 140 mil famílias vivem no Brasil com a monetização do YouTube,” explica. 

Tendências – As buscas no Google revelam tendências poderosas para o futuro. Os 3 assuntos principais são: Saúde mental e física: procura por mais qualidade de vida. Crise Climática e soluções sustentáveis e a terceira é a valorização do luxo, principalmente depois da pandemia. Exemplo: nunca se viajou tanto. 

Ficou com vontade de aprender mais sobre o mundo da Inteligência Artificial e do Google?   

Então, corre para assistir este episódio. Está imperdível!   

Papo de Tubarões no meu YouTube e no Spotify! 

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:GoogleInteligência artificial