Exame.com
Continua após a publicidade

Empreender não funciona só com talento. Estude!

Sua ideia precisa de caminhos para ser explorada. Procure cursos e capacitações que te acompanhe desde o start do seu negócio.

e você tem um sonho, acredita nele e enxerga a possibilidade de inovação, não há mais muito o que pensar (Tang Ming Tung/Getty Images)
e você tem um sonho, acredita nele e enxerga a possibilidade de inovação, não há mais muito o que pensar (Tang Ming Tung/Getty Images)
C
Cris Arcangeli — Empreender Liberta

Publicado em 8 de julho de 2021 às, 09h31.

Última atualização em 8 de julho de 2021 às, 20h01.

Por: Cris Arcangeli

Vez ou outra eu ouço por aí que vejo empreendedorismo em quase tudo na vida. Confesso que eu não consigo negar. Empreender liberta qualquer profissional e até quem ainda nem tem profissão (comum ao mercado). O DNA de um empreendedor desperta cedo. E o que alguns costumam fazer com esse desejo? Adiar, adiar e procurar novos empregos.

Se você tem um sonho, acredita nele e enxerga a possibilidade de inovação, não há mais muito o que pensar. O que você precisa agora é de capacitação e busca por recursos profissionais para realizá-los. Você sabe o que é mentoria? Eu costumo dizer que todo bom empreendedor sabe compartilhar. Compartilhar conhecimento, compartilhar experiências e também dividir casos de sucesso para que inspirem outros empreendedores. Você sabe o que é uma mentoria? Mentoria é uma espécie de aconselhamento. O mentor é aquela pessoa que vai te ajudar como guia ou conselheiro no seu negócio, como se fosse um guia. Por isso, procure pessoas que te inspirem dentro da sua área de atuação e que, especialmente, tenha capacidade com planejamento e execução. Mentoria não é blá, blá, blá.

Só talento não adianta

Não é só de talento que vive o homem, e nem a mulher. Sua ideia precisa de caminhos para ser explorada. Procure cursos e capacitações que te acompanhe desde o start do seu negócio. “Ah, Cris, mas o meu negócio já funciona, já peguei o caminho das pedras”, você pode me dizer, mas eu vou reforçar uma dica: muita gente já passou por esses caminhos. Educação empreendedora vive em constante desenvolvimento. Estude, seja no início ou durante a sua jornada.

Cursos

Eu separei alguns cursos para te ajudar. Torne-se um empreendedor profissional e invista no seu crescimento. Há cursos nacionais e disponíveis, seja presencial ou na internet.

- Cris Arcangeli: no meu site, Canal no Youtube e outras redes sociais você encontra uma série de materiais educativos e cases para se inspirar. Se quiser falar comigo também é só procurar o @crisarcangeli. O site é www.crisarcangeli.com .

- Sebrae: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas oferece uma série de cursos, divididos por segmentos e até etapas do seu negócio. A minha dica é, antes de qualquer coisa, escolha um curso de planejamento e procure estreitar suas relações com os temas financeiros. Também há cursos de inovação, liderança, gestão e acesso a capital para startups. O site é https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline. O Sebrae também tem um espaço de serviços, soluções e ferramentas para você organizar o seu negócio. Dê uma olhada em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/servicosdigitais .

- Endeavor: uma organização de empreendedores, por empreendedores e para empreendedores. Além de orientação, eles oferecem uma série de conteúdos e ferramentas (até modelos de planilhas) para o crescimento do seu negócio. O site é www. endeavor.org.br .

Na gringa! - A Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) oferecem cursos que vão desde os fundamentos do empreendedorismo até o desenvolvimento da sua empresa e o próprio crescimento pessoal. Você encontra capacitações como Exercising Leadership: Foundational Principles, Technology Entrepreneurship: Lab to Market; e Data Science: Productivity Tools. O site www.edx.org concentra opções das duas instituições .