Colunistas

5ª Edição do "Liberdade para Empreender" contará com grandes nomes do empreendedorismo feminino

Evento comandado por Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, promoverá palestras, oficinas e debates sobre o tema

 (Divulgação/CMEC)

(Divulgação/CMEC)

Cris Arcangeli
Cris Arcangeli

CEO da beuty'in

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 13h17.

O número de mulheres à frente dos negócios no Brasil segue em ascensão. Que notícia boa! 

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae/IBGE, o país conta com 10,3 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 34% do total de empreendedores brasileiros. Dado extraído no terceiro trimestre de 2023. 

Para detalhar melhor essa realidade, o Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, resultado de uma parceria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e o Sebrae Nacional, realizou a pesquisa Perfil Nacional da Mulher Empreendedora que traça o perfil de empresas dirigidas por mulheres e das empreendedoras brasileiras, com base na identificação das características e desafios das donas dos pequenos negócios. 

O trabalho reuniu 6445 entrevistas distribuídas em 901 municípios de 27 estados, realizado entre agosto e outubro de 2023. O resultado: 54,2% das mulheres entrevistadas tem entre 40 e 59 anos e 38,3% entre 20 e 39 anos; 59,8% são brancas e 32% são pretas e pardas, 78% tem filhos; 69,4% são casadas ou estão em união estável, 39,5% tem pós-graduação e 29,4% possuem ensino superior completo. 

Do total, 34,7% dos negócios são MEI e 23,9% microempresas; 93% possuem até 19 funcionários e os principais ramos de atividade são beleza (16,7%), alimentação (16,3%), vestuário (15,2%) e saúde (14,4%), sendo que 18,9% atuam em mais de um ramo. 

Voltado para empreendedoras de todo o país, o evento terá uma programação extensa de palestras, oficinas, painéis e diversas ações para promover o networking e conectar as participantes com várias marcas.  

Comandado por Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, a 5.ª edição do Liberdade para Empreender terá os Painéis Mulheres que Inspiram e Potências Negras com empreendedoras e executivas de várias empresas que abordarão os principais desafios e as vantagens de empreender. 

Outro destaque será a palestra o Discurso do Óbvio, onde da atriz e empresária Giovanna Antonelli. Já, Felipe Theodoro, publicitário e influencer, falará sobre o tema Cliente e Varejo. 

Acompanhe tudo sobre:Empreendedorismo