Colunistas

Pets entram na onda do wellness: startup fitness para cães ganha investimento de Carol Paiffer

Investidora aposta no segmento e funda a Dinastia Pet, vertical voltada para este mercado em ascensão

Ruska: startup de inovação e soluções para pets criada em 2017 em Londrina (PR) (Divulgação)

Ruska: startup de inovação e soluções para pets criada em 2017 em Londrina (PR) (Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de outubro de 2025 às 14h24.

Última atualização em 24 de outubro de 2025 às 15h01.

O investimento de Carol Paiffer na Ruska, startup de inovação e soluções para pets criada em 2017 em Londrina (PR), reforça a tendência de bem-estar com conveniência e produtos funcionais que integram a rotina das famílias brasileiras. Em 2024, o setor pet no Brasil movimentou R$75,4 bilhões (dados da Abinpet), com serviços e acessórios ganhando espaço dentro da linha fixa do orçamento.

A RUSKA nasceu dentro de casa, da união entre a paixão por inventar e a vivência veterinária. Tudo começou com Shadow, um Golden Retriever que desenvolveu apetite seletivo e chegou a ficar quatro dias sem comer. Ao ver a esposa preocupada, o fundador da marca, Fábio Furlan, teve um estalo: improvisou um pote de biscoito recortado, que permitia colocar um “chamariz” embaixo e a ração por cima. Shadow voltou a comer — e ali nascia o primeiro produto da RUSKA, o comedouro olfativo (hoje patenteado).

A partir daí, cada dificuldade com os pets virou pipeline de produto. Com o propósito de inovar para melhorar a saúde e o bem-estar dos pets facilitando a vida de tutores, a RUSKA atua como hub de invenções, licenciando patentes para indústrias com capacidade produtiva e de distribuição — o que leva as criações para o mercado em grande escala.

Além de quatro produtos inovadores e patenteados (Comedouro Olfativo, Bebedouro Refrigerado Eletronicamente, Banho de Bolso e Luvas Umedecidas), a RUSKA também se destacou em Capricho e design ganhando prêmios nacionais e internacionais (como LADWARDS e BDA) e menções em plataformas de design (Awwwards, Behance, Muzli).

Neste momento, o mercado pet cresce exponencialmente e, com o seu olhar para bons negócios e para tendências de consumo, Carol Paiffer não fica de fora deste movimento e investe para expandir suas empresas deste nicho. Sendo assim, ela criou a Dinastia Pet, a nova vertical de aceleração da Dinastia Hub.

O foco está em conectar e expandir as investidas do setor pet que já fazem parte do ecossistema. Guilherme, diretor da Dinastia Pet, explica: “Nosso papel é transformar boas ideias em negócios sustentáveis. A Dinastia Pet nasce como um hub de aceleração que conecta marcas, indústrias e investidores, criando um ecossistema capaz de escalar soluções reais para o bem-estar animal. Estamos unindo inovação, propósito e rentabilidade para posicionar o Brasil como uma referência mundial na nova economia pet — a economia da convivência, da saúde e da experiência entre humanos e cães.”

Carol Paiffer, investidora e fundadora da Dinastia: “Pós-Shark, nosso trabalho é transformar a visibilidade em cadência. No portfólio, o pet deixou de ser mimo e virou linha do orçamento familiar. Isso muda produto, atendimento e distribuição, e é por isso que abrimos a Dinastia Pet.”