(Divulgação/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 4 de agosto de 2023 às 17h24.
Carol Paiffer, CEO da Atom S/A e que faz parte do time de investidores do programa Shark Tank Brasil, assumiu este ano a presidência do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).
Uma instituição orgulhosa de ter em seu histórico o projeto “Olhar Sensível”, uma iniciativa de inclusão de pessoas com diversos graus de deficiência visual nas artes plásticas, seja na contemplação ou como artistas.
Foram realizadas oficinas de sensibilização fotográfica e dos resultados desse trabalho surgiu uma exposição. E foi uma dessas obras que atravessaram o oceano e chegaram até as mãos de Andrea Bocelli.
A obra escolhida para representar a todos e compartilhar essa experiência com o outro lado do mundo foi a imagem de uma máquina de escrever em braile de autoria de Giovanna Garcia Guerreiro, deficiente visual de nascimento e que estava entre os 13 alunos que participaram do projeto.
“Assumi o MACS este ano e como toda população que mora na região acompanho as atividades do museu com um orgulho imenso de termos algo de tamanha qualidade artística e de curadoria como nós temos lá. Por isso nasceu essa vontade de participar mais ativamente e ajudar que esse trabalho continue crescendo cada vez mais”, destaca Carol.
Acompanhada do empresário Ricardo Bellino, que a convidou para essa viagem, Carol foi recebida na casa de Andrea Bocelli, na Toscana, que além de sua equipe estava acompanhado de sua esposa, Victoria Berti Bocelli.
“Ela também nos recebeu de forma tão simpática e calorosa, um momento de muita emoção que vou guardar na memória para toda a vida”, lembra a empresária.
A obra foi entregue em mãos ao tenor, um presente como forma de agradecer e homenagear o seu trabalho de solidariedade na Fundação Andrea Bocelli. Uma instituição que tem um trabalho de inclusão lindo e no qual o “Olhar Sensível” do MACS foi inspirado.
Junto com a obra assinada por Giovanna, Carol entregou a ele uma carta em braile que explicava em detalhes a obra que acabara de receber, além de todo o propósito do programa de inclusão. Contudo, este não foi a única obra de arte brasileira que chegou até Bocelli.
Das mãos de Ricardo, Bocelli recebeu uma obra muito especial que integra a coleção intitulada “Pixtures”, iniciada há 15 anos e já exibida em importantes galerias de arte em Nova York, Miami, Boston, Montreal e Lisboa. Utilizando mais de 150 mil cápsulas de café, foram retratados mais de 50 ícones mundiais de diferentes áreas de atuação, entre eles Nelson Mandela, Paulo Coelho, David Foster, Obama e Ayrton Senna.
Ao tenor, foi presentada a obra que retrata a ele mesmo mas, dessa vez, o destino final será a Fundação Andrea Bocelli, para que cumpra o mesmo propósito que outras obras dessa coleção que foram doadas a instituições filantrópicas. Entre os colecionadores famosos que arremataram a sua estão David Foster, conhecido como Hit Man, Paulo Coelho, Romero Britto e Donald Trump.
Na obra, ainda foram adicionadas mais de 300 mensagens em braile com palavras enaltecendo os principais valores da Fundação Andrea Bocelli, que ajuda pessoas em dificuldades devido a doenças, condições de pobreza e exclusão social, promovendo e apoiando projetos na Itália e em países em desenvolvimento. Além disso, representando o povo brasileiro, foi assinada pelos empresários participantes da “Mentoria ao Sol de Toscana”.
Ricardo Bellino é um dos mais importantes deal makers do Brasil e criou a “Mentoria ao Sol da Toscana” para atender empresários e empreendedores que buscam destravar seus negócios para um novo e mais alto patamar em encontros entre os dias 23 e 27 de julho. Para atender a esse propósito, convidou Carol para estar ao seu lado nessa jornada.
“Foram dias de muito aprendizado com grandes profissionais que saem prontos para o sucesso. Compartilhar conhecimento é uma das coisas que mais tenho prazer. E, dessa vez, a viagem teve uma emoção muito especial”, conta Carol.
Todos os participantes da mentoria encerraram sua participação entendendo na prática a conexão dos negócios com a arte e a solidariedade e participaram dessa homenagem ao tenor.
Carol Paiffer é cofundadora e CEO da Atom S/A, uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores, a maior mesa de trader e publicadora de conteúdos educacionais sobre educação financeira, mercado financeiro e empreendedorismo de toda a América Latina.
A empresária que atua no mercado financeiro desde 2005 é uma arrojada investidora no programa Shark Tank Brasil. Como empresária participante das edições de 2021, 2022 e agora 2023, Carol
Paiffer já investiu em mais de 40 empresas dos mais diferentes segmentos.
Carol também é sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo (única mulher em meio a 33 homens) e fundadora do Êxito Ladies, braço feminino do projeto para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos.
Museu privado, gerido por pessoas da sociedade civil, dentre elas empresários, artistas, educadores, intelectuais e produtores culturais. É uma entidade cultural, artística e educativa, com espaço dinâmico, plural e democrático, que busca o constante diálogo com a sociedade.
Uma instituição cultural de excelência, sendo referência nacional e internacional em Arte Contemporânea Brasileira. Em 2017, foi um dos únicos museus fora das capitais a receber a Bienalsur (Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul), que envolveu 29 cidades em 16 países, com 250 artistas.
Com um acervo de valor inestimável, composto por quase 750 obras, entre telas, gravuras, esculturas, desenhos, instalações e videoinstalações, o MACS tem forte apelo educativo e cultural. A descentralização da cultura é uma de suas mais importantes características e o reconhecido Prof. Dr. Fábio Magalhães é seu museólogo e diretor artístico.