Colunistas

Carol Paiffer se torna sócia da Ride2Play! e novidade já reflete na ampliação do modelo de negócio

Proposta de compra de parte da empresa aconteceu durante a apresentação do fundador, o empresário Rodrigo Moraes, no Shark Tank Brasil

 (Divulgação/Divulgação)

(Divulgação/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 17 de outubro de 2023 às 14h37.

Ontem, dia 16 de outubro, foi ao ar o 5º episódio da 8ª temporada do Shark Tank Brasil no canal oficial do programa no YouTube. Uma das empresas que receberam e toparam uma proposta de investimento da shark Carol Paiffer foi a Ride2Play!.

Uma startup multiplataforma que já sente os efeitos de ter a empresária em seu board: anunciou o lançamento de seu marketplace e ainda uma terceira vertente, já sob orientação da nova sócia, uma parceria com a FilmaEu, criando uma nova funcionalidade para o aplicativo: a gravação de treinos para monitoramento de performance.

“Após nossa gravação no Shark Tank Brasil e primeiras reuniões com a Carol Paiffer, nossa nova sócia, sabíamos que era o momento ideal para entrar nessa nova fase que amplia muito o nosso modelo de negócio.

O marketplace já estava em nossos planos e a busca por um aporte tinha como um dos propósitos viabilizar essa novidade. A Carol chega com a recomendação da parceria com a FilmaEu, startup da qual ela também é sócia e que mostrou total sinergia com nosso modelo e os espaços com os quais já temos negócios”, conta Rodrigo Moraes, fundador da Ride2Play!.

Gravação de treinos para monitoramento de performance

A novidade permite a gravação de treinos para monitoramento de performance por meio de uma estrutura instalada em espaços como Clubes, Manèges, Centros Hípicos e Arenas. O sistema grava momentos importantes das práticas esportivas que podem ser recuperados posteriormente e assistidos quantas vezes forem necessárias e, até mesmo, compartilhados nas redes sociais.

“A estrutura da FilmaEu, que já atua com grande sucesso em outros esportes e que estará à disposição dos esportes equestres por meio do aplicativo Ride2Play!, registra ângulos exclusivos e transforma os treinos em uma experiência mais interativa e aprimorada ao apertar um botão”, explica Moraes.

As duas startups participaram do programa Shark Tank Brasil. A FilmaEu na 6ª temporada, em 2021, e a Ride2Play! na 8ª temporada, neste ano, e ambas receberam investimento da empresária Carol Paiffer, uma das incentivadoras dessa união. “Enquanto assistia o pitch do Rodrigo e já vi essa oportunidade de expansão para ambos os negócios”, conta a shark.

A previsão para que os espaços destinados ao aprendizado e treino dos esportes equestres comecem a ter acesso à funcionalidade é novembro.

Primeiro marketplace do cavalo

Enquanto os maiores e-commerce agregadores do Brasil tentam se consolidar como plataformas de conteúdo na disputa pelo consumidor, a Ride2Play! seguiu o caminho inverso e já nasceu, antes de tudo, como um streaming e provedor de entretenimento.

E essa não é a única diferença da startup para o modelo das gigantes do mercado. Ela também será o primeiro marketplace brasileiro exclusivo para o mundo dos cavalos, a contar com a diversidade de seu público, de alto poder aquisitivo, em mais de 20 modalidades equestres.

Em busca da desejada recorrência, marcas incluem cada vez mais os marketplaces em seus canais de venda. E estas plataformas, em busca de aumentar resultados e engajar consumidores, têm se transformado estrategicamente em canais de entretenimento e conteúdo, inclusive por meio de aquisições de empresas de mídia.

A Ride2Play! já nasceu com essa essência e dentro dessa tendência do mercado, apontando para como o varejo e a indústria do entretenimento passarão a se relacionar no futuro.

Busca por um novo público para o streaming

A nova fase da startup também tem o foco em potencializar o poder de impacto nas marcas parceiras a partir da audiência de seu streaming. Por isso, parte de sua estratégia é aumentar, ainda mais, seu público potencial. Pessoas que buscam por um acesso mais rápido às marcas de produtos e serviços em seu marketplace, um ‘hub’ de negócios de nicho, voltado a mercado equestre, onde quem quer comprar, encontra quem quer vender em só plataforma!

O interesse pelos cavalos no Brasil tem crescido muito, e isso é algo reconhecido mundialmente. Seja pela sua capacidade de criação devido sua vasta geografia, a variedade de raças existentes e o aumento do reconhecimento dos benefícios das mais variadas Equoterapias. Apenas estes aspectos já seriam suficientes para um olhar de oportunidades para o setor.

Contudo, o que Moraes identificou e busca alcançar com a Ride2Play! é o aumento pelo interesse do consumo de conteúdo e produtos com o entretenimento. “O homem cria uma relação passional, emocional muito forte com o animal, com a natureza e a sensação de liberdade. Não há motivos para mantermos esse universo fechado, intramuros, em uma comunidade extremamente limitada”, conclui o fundador da Ride2Play!

Acompanhe tudo sobre:Atom educacionalCabeça de empreendedorempreendedorismo-feminino