Criar ações exclusivas para a data também pode render boas pautas, pois jornalistas adoram cases criativos (VioletaStoimenova/Getty Images)
Colunista
Publicado em 6 de outubro de 2025 às 14h04.
Por Marina Mosol - Fundadora da Agência NoAr
A Black Friday está chegando e a expectativa para 2025 está alta. O último ano foi histórico - pela primeira vez as vendas na data superaram os patamares pré-pandemia. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), houve crescimento de 17,1% no varejo físico e 8,9% no e-commerce. O que também aumenta a cada ano é a disputa por atenção. À medida que as vitrines digitais se enchem de ofertas e os anúncios dominam as redes sociais, o excesso de informação pode gerar escassez de confiança.
Não se pode negar que o preço tem grande peso na decisão de compra da Black Friday, mas em uma disputa tão acirrada, uma boa reputação de marca muitas vezes faz a diferença sobre qual loja comprar. Um estudo realizado pela Opinion Box a pedido da LWSA em 2024 revelou que 45% dos consumidores desistem de aproveitar uma boa oferta por não confiar na loja.
Como construir reputação de marca
O primeiro passo é cuidar da sua comunicação proprietária, ou seja, seu site ou ecommerce e redes sociais. Criar conteúdo de qualidade, com atualizações e postagens regulares é visto com bons olhos pelo consumidor ao analisar se a marca é confiável ou não. Mas apenas a “casa arrumada” não basta. Vivemos em comunidade, e provas sociais geram credibilidade. Avaliações de outros consumidores são ótimos indícios de confiabilidade, mas e se você pudesse ser chancelado por grandes portais de notícias e veículos de comunicação com alta audiência? Uma estratégia de PR coloca sua marca em outro patamar.
Ser citado em uma matéria em um grande portal ou veículos especializados tem o poder de validar a oferta. Quando um varejista aparece em reportagens de credibilidade, a percepção de valor vai além do preço — e isso influencia diretamente a decisão de compra.
Sua “caixinha única”
Para aparecer na imprensa, no entanto, existem critérios editoriais que fazem com que uma pauta seja publicada: o conteúdo precisa ter um bom gancho jornalístico - e identificar o que pode gerar uma oportunidade de mídia espontânea é trabalho do assessor de imprensa. Aqui na NoAr, chamamos isso de “caixinha única". O que a sua marca tem de diferente?
Além de pensar qual é a “caixa única” da sua marca, a assessoria de imprensa pode usar um dado ou pesquisa exclusiva baseada em um levantamento interno para negociar uma publicação, pois dados chamam a atenção dos jornalistas.
Outra oportunidade de inserção que o time de PR pode conseguir é usar um porta-voz da marca como fonte em uma entrevista que tenha como tema algum assunto relacionado à Black Friday. Pode ser desde o gerente de marketing, head de produtos, até o próprio CEO.
Criar ações exclusivas para a data também pode render boas pautas, pois jornalistas adoram cases criativos. Promoções-relâmpagos construídas com técnicas de storytelling, benefícios exclusivos ou até uma campanha em que parte das vendas será revertida para uma causa social podem gerar a relevância que sua marca precisa para ser citada na imprensa.
Outra vantagem é que algumas matérias em portais de notícias são publicadas com link que direciona para o site ou e-commerce da marca, o que pode ser uma excelente oportunidade de receber a visita de leads já interessados no produto ou serviço.
Inclusive, as menções na imprensa também geram conteúdo para seus canais próprios, e podem ser divulgadas nas redes sociais ou campanhas de e-mail marketing, reforçando a reputação da marca em uma estratégia multicanal.
Ainda dá tempo de usar PR para vender mais na Black Friday?
Aliando uma boa estratégia de vendas com um plano de comunicação desenhado por uma assessoria de imprensa especializada em e-commerce, mesmo pequenas e médias marcas podem esperar grandes resultados na Black Friday deste ano.