Nicho cíclico: como o Gravidicas se destaca em meio a um mercado exigente
O período de crescimento de uma criança traz enormes desafios para e-commerces tradicionais, que acabam se perdendo nisso
Publicado em 26 de novembro de 2021 às, 15h58.
Quem já teve filhos sabe: a experiência muda de dia a dia, o que faz com que suas necessidades de compras também sejam bastante diferentes neste período. É um grande ciclo de crescimento que dura anos, mas que eventualmente acaba – e que pode reiniciar com o nascimento de outra criança.
O período de crescimento de uma criança traz enormes desafios para e-commerces tradicionais, que acabam se perdendo nisso. O Gravidicas, especializado no nicho, consegue entender o ciclo como ninguém e, com isso, vai vencendo em um mercado altamente exigente. Vamos entender um pouco mais conversando com Larissa Green, idealizadora e proprietária deste e-commerce.
Como surgiu a ideia de ter um ecommerce para o nicho de gestantes e mães?
Quando estava grávida do meu primeiro filho, detectei as minhas necessidades e vi a dificuldade de encontrar um site completo com produtos inovadores voltado a montagem de enxoval de bebê. A ideia desde o início foi de simplificar a linda e difícil jornada da maternidade, oferecendo tudo o que uma mãe precisa em um só lugar.
Como saber o que a cliente passa ajuda na seleção e oferta de itens?
Entender a necessidade daquela família, o estilo de vida e alinhar as expectativas faz toda diferença na hora de ofertar os produtos. Por esse motivo hoje fazemos mais do que simplesmente a venda de produtos, temos consultoras que fazem atendimento online e na loja física auxiliando aquela família na hora da montagem do enxoval completo do seu bebê. Nessa assessoria é apresentado e demonstrados todos os produtos que ela irá precisar pelo menos nos 6 primeiros meses de vida do bebê, de forma personalizada, caso a caso. Com isso garantimos praticidade e segurança pra família, fazendo um enxoval completo e consciente.
O crescimento de uma criança passa por várias fases, como fidelizar a mãe para comprar com vocês em cada uma dessas fases?
É importante ter uma variedade de produtos diferentes para cada fase, acompanhando o crescimento da criança. Temos produtos que vão atender a gestante, seu bebê RN até a fase escolar, sem contar a infinidade de brinquedos para todas as faixas etárias. Além da seleção de diferentes produtos, temos o programa fidelidade que a cada compra feita em nosso site, gera pontuação que permite resgatar por cupons de descontos em sua próxima compra.
E quando a mãe volta a ter um filho, como garantir que ela volte ao ecommerce?
O trabalho no pós-venda é extremamente importante, além do atendimento humanizado. Nós fazemos questão de criar um relacionamento na rede social, que é um canal direto com nossos clientes e que permite apresentarmos produtos inovadores, diferentes, trazendo confiança e tranquilidade para aquelas mães.
Se a mãe não tiver outro filho, há como ela continuar sendo cliente ou indicar outras clientes?
Hoje sabemos que o boca boca é valioso, e a indicação é fundamental. Temos um programa de afiliados que conforme a pessoa indica ou vende através do 'link' dela, ela é comissionada por todas as vendas. Isso garante que ela continue indicando a Gravidicas para todas as amigas e conhecidos.
Qual o desafio mais difícil até agora?
Nosso principal desafio hoje é atender com qualidade e agilidade a demanda crescente de pedidos. Precisamos constantemente buscar mais mão de obra e novas soluções para que haja uma entrega de qualidade de acordo com os padrões Gravidicas.