Ciência

Vulcão Monte Ibu entra em erupção na Indonésia

Arquipélago sofre frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua posição no “Anel de Fogo do Pacífico”

Fotografia tirada e transmitida em 11 de janeiro de 2025 pela Agência de Geologia da Indonésia, mostrando a erupção do Monte Ibu, um vulcão localizado no arquipélago das Molucas, no leste da Indonésia
 (AFP)

Fotografia tirada e transmitida em 11 de janeiro de 2025 pela Agência de Geologia da Indonésia, mostrando a erupção do Monte Ibu, um vulcão localizado no arquipélago das Molucas, no leste da Indonésia (AFP)

Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 15h06.

Tudo sobreVulcões
Saiba mais

O Monte Ibu, um vulcão no leste da Indonésia, entrou em erupção neste sábado (11), expelindo lava e projetando uma nuvem de fumaça de quatro quilômetros no céu, informou a Agência Geológica Nacional.

Localizado na ilha de Halmahera, no arquipélago de Molucas, o vulcão, um dos mais ativos da Indonésia, entrou em erupção às 19h45, horário local (8h45 em Brasília).

“A lava foi detectada a dois quilômetros do centro da erupção”, disse Muhamad Wafid, diretor da Agência Geológica, em um comunicado.

Imagens da estação de monitoramento do vulcão mostraram uma coluna de chamas vermelhas brilhantes e uma espessa fumaça preta subindo acima da cratera.

Visitantes e moradores foram solicitados a deixar uma área de 4 km a 5,5 km da cratera. A agência também pediu às pessoas que usassem máscaras e óculos de proteção em caso de queda de cinzas vulcânicas.

De acordo com dados oficiais de 2022, a ilha de Halmahera tem mais de 700.000 habitantes. O vasto arquipélago indonésio sofre frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua posição no “Anel de Fogo do Pacífico”.

O Ibu teve mais de 2.000 erupções em 2024. No ano passado, o Monte Ruang, no norte da província de Sulawesi, entrou em erupção mais de meia dúzia de vezes, forçando a evacuação de milhares de moradores das ilhas próximas.

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaVulcões

Mais de Ciência

Cápsula espacial russa de 500kg pode cair na Terra neste fim de semana. Existem riscos?

China inaugura era de exploração do espaço cislunar com constelação de satélites inédita

Nasa resolve mistério dos raios X em buracos negros com descoberta crucial

O Everest está crescendo (ainda mais) — e algo inusitado pode ser o culpado