Fotografia tirada e transmitida em 11 de janeiro de 2025 pela Agência de Geologia da Indonésia, mostrando a erupção do Monte Ibu, um vulcão localizado no arquipélago das Molucas, no leste da Indonésia (AFP)
Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 15h06.
O Monte Ibu, um vulcão no leste da Indonésia, entrou em erupção neste sábado (11), expelindo lava e projetando uma nuvem de fumaça de quatro quilômetros no céu, informou a Agência Geológica Nacional.
Localizado na ilha de Halmahera, no arquipélago de Molucas, o vulcão, um dos mais ativos da Indonésia, entrou em erupção às 19h45, horário local (8h45 em Brasília).
“A lava foi detectada a dois quilômetros do centro da erupção”, disse Muhamad Wafid, diretor da Agência Geológica, em um comunicado.
Imagens da estação de monitoramento do vulcão mostraram uma coluna de chamas vermelhas brilhantes e uma espessa fumaça preta subindo acima da cratera.
Este sábado, el monte Ibu, ubicado en el este de Indonesia, entró en erupción arrojando lava y expulsando una columna de humo de al menos 4 kilómetros por encima de la cumbre, según la Agencia Geológica Nacional.
El volcán, situado en la isla de Halmahera, es uno de los más… pic.twitter.com/hTZdHaEnzE
— Noticiero El Salvador 🇸🇻 (@NoticieroSLV) January 11, 2025
Visitantes e moradores foram solicitados a deixar uma área de 4 km a 5,5 km da cratera. A agência também pediu às pessoas que usassem máscaras e óculos de proteção em caso de queda de cinzas vulcânicas.
De acordo com dados oficiais de 2022, a ilha de Halmahera tem mais de 700.000 habitantes. O vasto arquipélago indonésio sofre frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua posição no “Anel de Fogo do Pacífico”.
O Ibu teve mais de 2.000 erupções em 2024. No ano passado, o Monte Ruang, no norte da província de Sulawesi, entrou em erupção mais de meia dúzia de vezes, forçando a evacuação de milhares de moradores das ilhas próximas.