Richard Branson: CEO da Virgin Galactic será o primeiro a viajar ao espaço com a própria empresa (Luisa Gonzalez/Reuters)
Laura Pancini
Publicado em 10 de julho de 2021 às 09h00.
Última atualização em 14 de julho de 2021 às 10h15.
A empresa espacial britânica Virgin Galactic está prestes a lançar quatro pessoas — incluindo o fundador da empresa, Richard Branson — em um voo suborbital curto acima da Terra.
O voo, chamado de VSS Unity, deve transportar a primeira tripulação completa da empresa a mais de 80 quilômetros acima da Terra.
Ao todo, o veículo necessita de dois pilotos e tem capacidade para seis passageiros. Os pilotos serão Dave Mackay e Mike Masucci e eles levarão Branson e outros três tripulantes:
Não é a primeira vez que a Virgin Galactic realiza voos com a espaçonave reutilizável SpaceShipTwo. Três voos já ocorreram desde dezembro de 2018, e apenas um transportava passageiro (o restante foi somente com pilotos).
Se tudo ir de acordo com os planos, Branson será o primeiro CEO a viajar ao espaço com veículo de sua própria empresa. O objetivo de Branson concorre diretamente com o do bilionário e CEO da Blue Origin, Jeff Bezos, que planeja fazer a mesma coisa apenas nove dias depois.
Bezos escolheu o dia 20 de julho por conta do 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua. Ele estará acompanhado no veículo New Shepard com seu irmão, Mark, e Wally Funk, aviadora norte-americana e convidada de honra da empresa. Funk se tornará a pessoa mais velha ao ir ao espaço, com 82 anos.
"Mal posso esperar", disse Branson ao programa norte-americano Today. "Naquele momento, teremos nos tornado astronautas. Vou me beliscar e me beliscar várias vezes."
A expectativa é que o voo decolará da base de lançamento espacial da Virgin Galactic no Novo México, nos Estados Unidos.
A Virgin Galactic transmitirá o voo VSS Unity neste domingo, 11, via YouTube, às 10 horas no horário de Brasília.
Acompanhe a transmissão aqui: