Ciência

Virgin Galactic estaria negociando missões de turismo espacial na Itália

Possível novo espaço poderia gerar uma receita de US$ 1 bi por ano, segundo executivo à Bloomberg

Empresa fundada por Richard Branson teve ano marcado por demissões e pausa em voos (Virgin Galactic/Divulgação)

Empresa fundada por Richard Branson teve ano marcado por demissões e pausa em voos (Virgin Galactic/Divulgação)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 17 de dezembro de 2024 às 07h56.

A Virgin Galactic está considerando realizar suas missões de turismo espacial a partir da Itália, já que a empresa busca se recuperar de uma suspensão de voos que contribuiu para uma grande queda de suas ações neste ano

De acordo com a Bloomberg, a empresa fundada por Richard Branson deve assinar um acordo na quinta-feira com a Autoridade de Aviação Civil Italiana para explorar o uso do Grottaglie Spaceport na região de Puglia, no sul da Itália.

A Virgin Galactic, sediada na Califórnia, transportou clientes para a "borda" do espaço a partir do Novo México. Uma mudança para a Europa marcaria a primeira expansão da empresa de seus negócios de turismo espacial para além dos EUA.

Não estava claro quando os voos poderiam começar, embora o acordo dê início a um estudo de viabilidade de aproximadamente dois anos para examinar a logística da expansão para o país, segundo a Bloomberg.

Mike Moses, que supervisiona o programa de voos espaciais comerciais da Virgin Galactic, disse à Bloomberg que a empresa escolheu a Itália por causa de seu trabalho anterior com o país e por que poderia abrir acesso a clientes na Europa e Oriente Médio. Ele disse que um espaço completo operando voos frequentes poderia gerar uma receita de "algo próximo a um bilhão de dólares por ano".

Ano difícil

A Virgin Galactic teve um 2024 complicado. Cortou empregos e pausou voos para se concentrar no desenvolvimento de sua nova frota de naves espaciais Delta, capaz de transportar mais passageiros a um preço de passagem mais caro. Deve estrear em 2026.

Enquanto isso, a empresa está gastando cerca de US$ 120 milhões por trimestre, o que vem preocupando alguns investidores. As ações da Virgin Galactic despencaram 87% neste ano.

Acompanhe tudo sobre:VirginRichard Branson

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos