Ciência

Vídeo mostra como é o brilho de mais de 1 bilhão de estrelas

Imagens foram produzidas pela Agência Espacial Europeia com base em imagens e dados capturados entre 2014 e 2016

Espaço: imagens da Via Láctea e de 1,7 bilhão de estrelas foram capturadas pela Agência Espacial Europeia (YouTube / European Space Agency, ESA/Reprodução)

Espaço: imagens da Via Láctea e de 1,7 bilhão de estrelas foram capturadas pela Agência Espacial Europeia (YouTube / European Space Agency, ESA/Reprodução)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 28 de maio de 2020 às 18h01.

Um vídeo divulgado durante este mês pela Agência Espacial Europeia (ESA) traz novas imagens da Via Láctea feitas a partir de observatórios espaciais e de satélites. Dessa vez é possível observar, graças a uma produção animada, a luz emitida por mais de 1 bilhão de estrelas que orbitam nesta galáxia.

Ao todo, segundo a ESA, são cerca de 1,7 bilhão de estrelas. É claro que não é possível contá-las sem o auxílio de equipamentos de astronomia e de computadores. O efeito luminoso, porém, pode ser observado no vídeo produzido com imagens em alta resolução.

A película foi produzida digitalmente e é baseada em dados obtidos entre julho de 2014 e maio de 2016. O projeto faz parte da Missão Espacial Gaia, lançada em 2013 para realizar medições astrométricas e espectrofotométricas com o objetivo de criar um mapa tridimensional mais preciso sobre as estrelas que orbitam ao longo dos quase 53 mil anos-luz de diâmetro da galáxia.

 

 

yt thumbnail

Ao longo dos anos a Missão Gaia tem conseguido registrar resultados importantes para os estudiosos do campo da astronomia. Em 2014, foi descoberta a primeira supernova da galáxia. Isso significa um evento astronômico que ocorre durante os estágios finais da evolução de algumas estrelas e que é caracterizado por uma explosão com demasiado brilho.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEstrelasSatélites

Mais de Ciência

Qual a fase da Lua de hoje, 22 de abril de 2025?

Qual a fase da Lua de hoje, 21 de abril de 2025?

Icônica praia turística do Rio de Janeiro pode ser engolida pelo mar até 2100, revela estudo

Crime que ameaça várias economias do mundo já era prática comum desde o Império Romano